Foi inaugurada a peça 'Pedra sobre Rocha', no âmbito do Desencaminharte 2018

26 Dezembro 2018

Foi inaugurada no passado dia 16 de dezembro, a obra “Pedra sobre Rocha” do artista André Banha, localizada no Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe em Ponte de Lima, no âmbito do DESENCAMINHARTE (DES’18). Esta é a segunda edição de um projeto realizado em dez municípios do Alto Minho em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e programado pelo coletivo HODOS, com o objetivo de valorizar os roteiros pedestres em Portugal, afirmando-se como elementos de integração ou dissociação na paisagem.

Para Victor Mendes, Presidente da Câmara de Ponte de Lima, “esta peça irá ter um papel fundamental como elemento atrativo (…) a estas aldeias que designamos Aldeias da Mesa dos Quatro Abades, onde estamos a fazer um trabalho de levantamento do valiosíssimo património ambiental e paisagístico, num território que apesar de ter cada vez menos população, é um território humanizado, e temos de fazer tudo para que continue a ser”. “Só conseguimos manter aqui as populações, com qualidade de vida, se dinamizarmos este território do ponto de vista económico e por isso estamos a trabalhar em duas candidaturas, uma ao Turismo de Portugal e outra no âmbito do Minho IN, para a valorização de um conjunto de infraestruturas e equipamentos, muito ligados ao turismo de natureza”. O autarca anunciou ainda o objetivo de se classificar os socalcos como Património Natural, de modo a os projetar nacional e internacionalmente, e ainda a intenção de se fazer uma publicação da rede de miradouros do concelho de Ponte de Lima.

O autor da obra, André Banha, classificou o local onde foi colocada a sua peça como um local privilegiado, sendo que as ideias que tinha para o espaço foram sofrendo alterações ao longo do processo até chegar ao resultado agora apresentado. O autor não conhecia o local e diz que “foi uma surpresa, e quis trabalhar essa surpresa no espetador, não pela cor, que tentou camuflar, mas pela geometria”.

Tal como no ano anterior, o DESENCAMINHARTE é cofinanciado pelo programa Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte.

Desencaminharte_16DEZ2018__5_
Desencaminharte_16DEZ2018__28_