Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o Centro Náutico de Ponte de Lima

AutarquiaDesporto
21 Dezembro 2018

Sendo Ponte de Lima a “Capital” da canoagem, o Município de Ponte de Lima e o Centro Náutico de Ponte de Lima celebraram ontem um protocolo de cooperação. Trata-se de um apoio anual que o Município concede ao Clube Náutico de Ponte de Lima.

Considerando que compete às autarquias locais apoiar e incentivar a prática desportiva, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, disse que “(..) este protocolo surge da nossa estratégia de promoção da canoagem em Ponte de Lima, permitindo o envolvimento de várias escolas do concelho, através da formação que o Clube Náutico tem dinamizado”. Ao Município de Ponte de Lima compete contribuir monetariamente, sendo a verba aprovada no valor de 30.000€. “Entendemos que é um investimento na formação desportiva” sustentou o autarca.

Este projeto tem como objetivo levar as atividades náuticas aos alunos do concelho de Ponte de Lima. A canoagem visa contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa humana, favorece a socialização e oferece um conjunto de benefícios.

Neste contexto, o Presidente da Direção do Clube Náutico de Ponte de Lima, Prof. João Carlos Gonçalves, confidenciou que graças a este projeto, “os alunos dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho tiveram a oportunidade de praticar canoagem, tendo sido a 1ª vez para muitos alunos.”

Aquele responsável salientou que “o Executivo Municipal teve a visão estratégica para perceber a importância deste projeto, que tem proporcionado o contacto com a canoagem e com o Rio Lima (..) ao longo do ano letivo cerca de 4000 jovens participaram neste projeto” destacou o Presidente da Direção do Clube Náutico de Ponte de Lima.

Ao abrigo deste protocolo, as crianças têm a oportunidade de aprender a cooperar e a competir saudavelmente, contribuindo para a sua capacidade de respeitar os outros e adquirir um comportamento moral e ético.

A canoagem apresenta variadas vantagens associadas a valores fundamentais, como o valor da saúde, o valor da cooperação, o valor do respeito, o valor da justiça, o valor da Multiculturalidade, o valor da amizade, o valor do empenho e o valor da derrota.

Assinatura-de-Protocolo-Clube-N_utico-20DEZ2018-_1_
Assinatura-de-Protocolo-Clube-N_utico-20DEZ2018-_3_