Desencaminharte 2018 em Ponte de Lima | Socalcos de Labrujó e Rendufe | 16 de dezembro – 11h30

12 Dezembro 2018

No próximo domingo, dia 16 de dezembro vai ser inaugurada a obra artística da autoria de André Banha no Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe em Ponte de Lima, junto à Capela de Nossa Senhora de Fátima do Monte.

Trata-se de uma obra de arte criada no âmbito do DESENCAMINHARTE (DES’18), projeto realizado em dez municípios do Alto Minho, e que envolve dez autores relevantes no programa artístico e arquitetónico contemporâneo.

A edição 2018 (DES´18) procura enraizar as sementes lançadas em 2017 e desenvolve um projeto forte e coeso, explorando a vertente mais artística, permanente e funcional do DESENCAMINHARTE, numa aproximação a outros projetos europeus da mesma natureza.

Pedra sobre Rocha – A proposta do autor para o marcador de paisagem na encosta sobranceira à Senhora de Fátima do Monte em Ponte de Lima, “traduz-se num volume implantado sobre uma enorme rocha impar aí existente.”

Segundo o autor “É um piscar de olho a um legado muito particular: alude aos primórdios da marcação no tereno pelo homem – as ancestrais referências de orientação, aos abrigos feitos pelos pastores na transumância do gado. Um espaço de contemplação da paisagem, de abrigo, de espera.”

O (DES´18) é promovido pelo Município de Ponte de Lima em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e programado pelo coletivo HODOS, com o objetivo de valorizar os roteiros pedestres em Portugal, afirmando-se como elementos de integração ou dissociação na paisagem. O HODOS, constituído pelas equipas FAHR 021.3, depA e Still Urban Design, pretende reestruturar a experiência da caminhada, recorrendo à criação de peças de arte e arquitetura.

Tal como no ano anterior, o DESENCAMINHARTE é cofinanciado pelo programa Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte.

Em Ponte de Lima, a inauguração terá lugar no Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe e contará com a presença do autor André Banha. O evento contará ainda com um momento musical pelo músico Limiano Diogo Penha.

Morada:

Local: Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe (Ponte de Lima)
Coordenadas: 41.854449, -8.555560