Uma Vida ao Desafio – Homenagem a Zé Cachadinha

28 Outubro 2022

CAMPELO, Álvaro – Uma vida ao desafio: Zé Cachadinha. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2022. 3271 p. ISBN 978-972-8846-91-6.

• Preço: €20,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Introdução

A festa é o espaço por excelência das manifestações tradicionais designadamente dos tocadores de concertinas e de cantadores ao desafio. Todo o palco festivo é um palco de desafio, onde os intervenientes jogam a capacidade de improvisação e a inteligência do humor e ironia, sem esquecer algum sarcasmo e maldizer e também, embora menos, de amigo, tudo envolto num verdadeiro “despique” entre cantadores.

As concertinas são um elemento constante, assíduo e habitual na festa, sobretudo durante a noite quando aos tocadores de concertinas se juntam os cantares ao desafio, num verdadeiro duelo de improvisos. Em Ponte de Lima houve sempre bons cantadores. As feiras e festas sempre foram o seu lugar de encontro onde, como manda a tradição, os tocadores de concertinas percorrem o centro da vila durante as rugas ou arruadas a cantar ao desafio.

É nas Feiras Novas que as concertinas e os cantadores ao desafio ganham grande destaque e tornaram-se num dos momentos mais populares, animados, participados e mediatizados. Eis porque, em 2017, na abertura das Feiras Novas, Ponte de Lima conseguiu reunir 897 tocadores de concertinas, entrando assim para o record do Guinness.

Como não poderia deixar de ser, o Município de Ponte de Lima pretende com a edição deste livro prestar as devidas homenagens ao artista popular Zé Cachadinha que, pela forma singular, castiça e brejeira de cantar, fez escola junto de várias gerações de cantadores ao desafio e consagrou-se um dos maiores emblemas da cultura popular de Ponte de Lima, considerado por todos como o Rei das Concertinas e dos Cantares ao Desafio.

Este livro é um testemunho vivo das saudades que Zé Cachadinha deixou nos seus pares. Cantadores e cantadeiras recordam-no como um grande amigo e salientam o orgulho de terem um dia partilhado o palco da festa com o grande Zé Cachadinha.

Um bem-haja ao Zé Cachadinha pelo legado que nos deixou e aos seus familiares que continuam a perpetuar a sua memória por este país fora e além-fronteiras.

Vasco Ferraz
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima