À descoberta de Ponte de Lima

24 Março 2021

ESGOTADO

REGO, Maria João de Figueiroa, il. Luís Anglin – “À descoberta de Ponte de Lima”. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2021. 52 p. ISBN 978-972-8846-83-1.

• Preço: €4,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

Situada em pleno coração da Ribeira Lima, com o rio aos pés, Ponte de Lima tem despertado, ao longo de vários séculos, uma expressiva e frequente inspiração a diversos escritores.

Desde os longínquos cancioneiros até aos autores contemporâneos são várias as narrações que colocam esta terra no epicentro de uma significativa expressão artística e que convidam a uma viagem pela história, a um passeio pela literatura e a uma digressão pela cultura.

A monumentalidade do concelho de Ponte de Lima combina graciosamente a tradição e a modernidade chancelada pela autenticidade patrimonial e por testemunhos histórico-culturais que ficaram preservados no tempo.

Também a autora deste livro nos soube conduzir numa sublime narração que nos desperta para uma forma ímpar de viagem, de deambulação múltipla entre vários espaços, na descoberta de cantos, recantos, sabores e aromas tão tipicamente minhotos, que nos desafiam a um novo olhar sobre Ponte de Lima e, por consequência, a novos modos de conhecer, aprender e vivenciar este território, pautado na experiência agradável e harmoniosa da história desta vila.

Que este livro sirva de alavanca motivadora para uma visita a terras limianas, através duma
viagem à literatura infantojuvenil, que entrosa, de forma distinta, as palavras e as imagens e
descreve o colorido da vila, as suas gentes, os seus costumes e a sua beleza natural e arquitetónica, entre desafios e aprendizagens capazes de suscitar vivências sustentadas em tradições locais e legados antigos.

Sejam ousados, visitem Ponte de Lima e atrevam-se a descobrir e a experienciar as sensações e os momentos vividos pelos protagonistas da história!

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima