Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!

16 Março 2017

SOUSA, Paulo Barreiro de (coord.) - Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2017. 112 p. (vol.2). ISSN 2183-8607.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

O sugestivo título dado à presente publicação, Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!, obrigou, à partida, a uma enorme responsabilidade que está intrinsecamente ligada a revistas, pela periodicidade e obrigatoriedade de manutenção de edições atempadas e oportunas, que vão de encontro à missão que lhe corresponde no contexto extremamente exigente das publicações do Município de Ponte de Lima. Com uma equipa arrojada e responsável, que encara os obstáculos e dificuldades de forma animada e audaciosa, estávamos certos que este número 2 seria, quase no imediato, uma realidade, sobretudo por ir de encontro a um objectivo muito nobre, a reunião de textos relacionados com as conferências comemorativas dos 250 Anos do Nascimento do Cardeal Saraiva, realizadas na Biblioteca Municipal em 2016.

Cabem esses textos na abrangência do título genérico da publicação, na certeza que os fundamentos do passado, à luz das nossas acções do quotidiano, podem ser essenciais na construção e desafio do futuro, pelos exemplos herdados, pela opção que temos de evitar repetir erros desnecessários, pelo valor que os seus ensinamentos e exemplos podem trazer às gerações futuras.

Resta-me agradecer a todos os intervenientes na realização do trabalho, com uma menção muito especial aos autores dos artigos, o Prof. Doutor Luís António de Oliveira Ramos, o Prof. Doutor Geraldo Coelho Dias, o Prof. Doutor António Barros Cardoso, o Prof. Doutor Telmo Verdelho e o Prof. Doutor Afonso Moreira da Rocha que, nas suas áreas de especialização e com base nas competentes investigações, trouxeram achegas extremamente importantes para entendermos melhor esse enorme vulto da História Pátria que foi o Cardeal Saraiva.

Findo com a certeza que a curto prazo teremos o grato prazer de apresentar mais um número desta revista, sempre com Ponte de Lima rumo ao futuro!

Victor Mendes

Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima