Para uma geografia literária do Alto Minho

01 Fevereiro 2013

VIANA, António Manuel Couto - Para uma geografia literária do Alto Minho. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2013. 77 p. ISBN: 978-972-8846-43-5.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

António Manuel Couto Viana que demonstrou desde sempre grande apreço por Ponte de Lima, pela paisagem, pelas gentes, pela cultura e pela gastronomia, confiou ao Pelouro da Cultura do Município de Ponte de Lima, na figura do vereador Dr. Franclim Castro e Sousa, um inédito intitulado "Para uma geografia literária do Alto Minho".

Na obra, que nos dá a conhecer os poetas e os prosadores mais relevantes do entre Minho e Lima, figuram alguns dos poetas e prosadores (ficcionistas, ensaístas, historiadores ou jornalistas) limianos. Trata-se de uma viagem pelo Alto-Minho literário, dando uma panorâmica cultural da região nesta vertente.

Tal com era desejo de seu pai, Juan Soutullo concedeu ao Município de Ponte de Lima autorização para a edição dessa obra que, devido a circunstâncias diversas, acaba por ser uma edição póstuma, que pretende assinalar os 90 anos do seu nascimento.

Assim, não podemos deixar de agradecer a autorização, não podemos deixar de mostrar satisfação por estarmos a oferecer ao público esta obra concretizando um desejo do autor, tanto mais neste dia do nonagésimo aniversário do seu nascimento. É um pequeno reconhecimento em nada comparável com a sua grandeza literária.

O Município de Ponte de Lima em devido tempo atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural, hoje estamos a recordá-lo com saudade mas também com a felicidade tal como ele vivia os acontecimentos.

Saibamos honrar a sua memória, dos grandes vultos da cultura que constituem magnífico exemplo para os vindouros.

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima