João Marcos: biografia e bibliografia

23 Abril 2014

ESGOTADO

LIMA, Cláudio - João Marcos: biografia e bibliografia. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2014. 122 p. ISBN 978-989-98907-0-1.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação da obra

Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal e responsável pela área cultural que decidi chamar a mim neste mandato autárquico, é com imensa satisfação que vejo sair do prelo mais um trabalho que muito nos honra, por ser todo ele sobre uma grande figura limiana das letras, João Marcos, pseudónimo de João Gonçalves Ribeiro e escrito por outro homem das letras pontelimenses, Cláudio Lima.

Independentemente dos estudos que se debruçaram sobre João Marcos, esta "Biografia e Bibliografia" impunha-se pela necessidade de um conhecimento mais profundo da vasta obra que nos legou e que não poderia ter melhor condução que a pena, ou quiçá o teclado do computador, do autor deste livro, pela convivência e pela partilha literária que comungaram, chegando ao que me atreverei a designar por cumplicidade literária limiana, à qual outros autores poderiam ser adicionados mas que me escuso a fazê-lo por recear olvidar nomes importantes ligados às letras em Ponte de Lima.

Do romance à poesia, passando pelo ensaio e pela investigação histórica, nas obras sobre o Conde da Barca e sobre o Cardeal Saraiva, João Marcos legou-nos uma vastíssima obra, sendo hoje muito difícil reunir a colecção completa dos seus títulos, considerando-se alguns autênticas obras raras disputadas por coleccionadores e alfarrabistas.

É, por isso, de inteira justiça e de toda a oportunidade a edição deste trabalho, que o Município de Ponte de Lima chamou à sua responsabilidade na certeza do contributo ímpar que a mesma significa, agradecendo a todos quantos nela se envolveram e, muito especialmente, ao Cláudio Lima que nunca se cansa de tornar maior o nome de Ponte de Lima e dos seus filhos mais queridos.

Termino, valendo-me de outro grande nome das letras da Ribeira-Lima, António Manuel Couto Viana que, na apresentação escrita do livro "Balaio de camarinhas", com o título "Limiar Limiano", incitou da seguinte forma à leitura das palavras de João Marcos: "Leitor: Não hesites a saboreá-las. Fazendo-o, surpreenderás, com a clareza e o primor de espírito, o astro singular, generoso e sortílego, pleno de beleza e graça, de um autêntico poeta".

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima