17 Dezembro 2010

RODRIGUES, Gonçalo [et al.] - Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos: Uma Escola de Ambiente, Natureza e Mundo Rural: 2000-2010. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2010. ISBN: 978-972-8846-33-6.

• Preço: €7,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Nota de Abertura

Comemorar uma década de existência de uma estrutura é, para o Presidente da Câmara Municipal, um ato de satisfação e regozijo. Porém, no presente caso, o júbilo multiplica-se, dado estarmos perante uma estrutura que, desde o seu arranque, demonstrou ser uma aposta ganha e que, muitas vezes para nossa surpresa, ultrapassou as metas e as fasquias impostas, por muito arrojadas e ambiciosas que fossem.

Em jeito de balanço, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, nos seus primeiros dez anos de existência como área classificada, tornou-se uma referência local, regional, nacional e, até, internacional, no que respeita à sua missão de promover e divulgar os valores da educação ambiental e da preservação do mundo rural, quer através da Área Protegida propriamente dita, quer por tudo quanto tem sido levado a cabo na Quinta Pedagógica de Pentieiros - autêntico museu ao vivo das atividades rurais e um meio por excelência para levar ao conhecimento de todos, principalmente das crianças e jovens, os mais altos valores da nossa ruralidade.

Essa ruralidade que não nos cansaremos de apregoar e que queremos continue a ser o nosso principal cartão de visita.

Sinto-me privilegiado por, desde o seu início, acompanhar e participar deste grandioso projeto, tendo feito parte da primeira Comissão Diretiva, na qualidade de Vogal em representação do Município de Ponte de Lima.

Depois, como Vereador do Ambiente e Vice-Presidente da Câmara, vi concretizarem-se ideias, muitas delas consideradas por alguns megalómanas e visionárias, implementarem-se estruturas, desenvolverem-se atividades, atingirem-se os fins a que nos tínhamos proposto - fins esses que, não raras vezes, serviram de trampolins e alavancas para novos e audaciosos investimentos.

Sentíamos e sentimos, por isso, que cada fim não passa de um início, de um motivo para um novo arranque, de um impulso para a prossecução das nossas ações de serviço público.

É com essa forma de encarar este e outros projetos que não temos dúvidas em afirmar que nos encontramos aptos para os desafios do Presente e do Futuro, com os pés bem assentes na terra (sempre a Terra no nosso pensamento), na certeza de que o caminho a percorrer ainda é muito longo. A esperança no futuro impele-nos a persistir nos trilhos que delineámos, convictos que, passo a passo e degrau a degrau, avançaremos no rumo correto, por muitos entraves que surjam. Levaremos a sério as palavras do escritor e filósofo Ralph Emerson, cuja citação se torna muito oportuna: "Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência".

Finalizamos com os agradecimentos a todos, sem exceção, que, em tempos, colaboraram e, hoje, cooperam para que, como popularmente se denominam, as Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos sejam a realidade que se depara perante os nossos olhos.

2

Aos que acreditaram e aos que lutaram pela sua concretização estaremos sempre gratos. Aos derrotistas, sem que sejam palavras de apreço, queremos dizer-lhes que também contribuíram. Funcionaram como incentivo, pois contra ventos adversos, enfrentando ondas desfavoráveis, há sempre quem creia no Futuro e reme contra a maré. Os primeiros, os que apostam verdadeiramente num mundo melhor, poderão contar sempre connosco para continuar a construir este grandioso Projeto que dá pelo nome de Ponte de Lima, no qual se destaca, com muita ênfase, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas e Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Parabéns a todos e, tal como nós, nunca esqueçam que, como disse Ortega y Gasset, "sem Missão não há Homem".

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima