Passar para o Conteúdo Principal Top

covid-19_icon_300px-02

Logótipo

municipio

Exposição evocativa "40 anos de sonho e arte"

Cultura
40 anos convite 1 1200 800
08 a 31 Jan
Adicionar a calendário 2021-01-08 00:00:00 2021-01-31 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição evocativa "40 anos de sonho e arte" Torre da Cadeia Velha

Exposição evocativa "40 anos de sonho e arte" de Fernando Hilário | Torre da Cadeia Velha - Ponte de Lima

Compilar 40 anos de obra artística numa única exposição significa enfrentar um labirinto denso e sinuoso, capaz de nos lançar numa teia intransponível, no momento de seleção de um legado tão irrefragavelmente vasto e eclético.

O nome de Fernando Hilário representa um manancial de criação artística que, desde os anos 80, se traduz num indiscutivelmente ditoso e verdadeiramente mirífico olhar caleidoscópico do real, por um lado, na figuração de espaços físicos, como a cidade invicta, num chamamento contínuo, por outro, na configuração de realidades e paisagens fortuitas traduzidas em polissemias frementes, plenas de linhas, cores e rasgos enérgicos.

A mudança do autor do Porto para Ponte de Lima, na década de 90, provoca uma transmutação na matriz conceptual da obra artística, que irá ressumar-se num exuberante e profícuo conjunto de obras de cariz regionalista, caracterizante das idiossincrasias patrimoniais e naturais da vila e das paisagens minhotas. A aldeia de Vilar do Monte, eleita pelo artista pela sua beleza natural e exposição paisagística, e, concomitantemente, residência e retiro dos deletérios do meio urbano, cria a possibilidade de um regresso ao mundo natural e a proximidade à natureza das gentes sábias, permitindo-lhe, desta forma, uma abertura a novas realidades sociais.

No seu caminho, onde abunda a criação pictórica, através da pintura e do desenho, também tem explorado a escultura, materializando ideias clássicas aliadas a uma vertente contemporânea. Aventurou-se, também, com destreza e singularidade, na transformação de objetos remanescentes, que adquirem um valor estético e conceptual devido à intervenção da criatividade do autor, ou seja, o objeto desnecessário e inútil ganha uma dimensão e presença estéticas.

Esta exposição assume-se como uma retrospetiva do trabalho artístico do autor, fruto de um labor de 40 anos, num cruzamento das geografias do sonho na matéria da arte.

Ana Catarina Lima

 

FERNANDO HILÁRIO

nasceu no Porto, em 1953, e reside, há vários anos, em Vilar do Monte, Ponte de Lima. Licenciou-se em Letras e doutorou-se em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Foi professor em várias instituições do ensino secundário e do ensino superior privado e público. Nos anos de 1980-90, trabalhou na Escola Superior de Educação do Porto e com a Faculdade de Letras da UP na área da formação pedagógica de professores. Em 2001-03, integrou as equipas do DAEFA (Departamento de Altos Estudos e Formação Avançada) do Instituto Piaget. É membro investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Foi cofundador do Centro de Línguas e Culturas da Universidade Fernando Pessoa. Tem colaboração dispersa na imprensa escrita. Na década de 90, foi colaborador do Jornal de Notícias do Porto, com a rubrica "Escrita de Mel e Água" (crónicas e contos). Em 1987, foi membro fundador da Direção da Associação de Escritores de Gaia. Na década de 80, pertenceu à Associação Artistas de Gaia. Em 2018, fundou a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, de que é o atual Presidente de Direção. Recebeu vários prémios de poesia, tendo publicado os livros "Tempo Instante" (2003), "A idade das paisagens anteriores" (2009) e "A Exposição da Luz"(2016). Em 2016, publicou “Desenhos Para Pessoa” – trabalho de ilustração de textos de Fernando Pessoa. Tem obra publicada nas áreas do Modernismo português, das Artes plásticas, da Literatura angolana e do livro didático e participado com comunicações em diversos encontros científicos. Atualmente, desenvolve investigação na área da poesia concreta. É membro da Academia de pintura Cittá de Roma. Pintor e escultor, expõe com regularidade desde 1980.

Contactos:
Atelier – Casa do Cerquido – Vilar do Monte / 4990-795 Ponte de Lima
968 010 332 / fernandohilario2007@gmail.com

Horário:

Todos os dias: 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30

Local:
Torre da Cadeia Velha
Preço:

Entrada gratuita