Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Cremilda Medina

Cultura
13 Ago
Adicionar a calendário 2020-08-13 22:00:00 2020-08-13 22:00:00 Europe/Lisbon Cremilda Medina + Música Praça do Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima / Expolima

+ Música

Cremilda Medina, nasceu e cresceu na ilha do Monte Cara, São Vicente, Cabo Verde e desde criança que a música faz parte da sua vida. A morna, rainha dos estilos musicais da Música Tradicional de Cabo Verde, é a estrela guia de Cremilda.

Aos 9 anos, brilhou na gala dos Pequenos Cantores em S. Vicente e com 14 entraria no grupo musical juvenil “Rytmos” que animou festas e acontecimentos sociais na ilha. Aos 19 anos, Cremilda passou a fazer parte da banda musical “Noites de Mindelo”.

Mas o seu nome passa a ser conhecido do grande público quando se tornou numa das finalistas do concurso Talentu Strela, um programa e espectáculo televisivo de procura de novos talentos.

Cremilda participou na primeira e na segunda edições, tendo, nesta última obtido a pontuação máxima do júri, ficando em terceiro lugar no geral. Cremilda venceu também o prémio Melhor Intérprete Feminina na gala ”Mindel Premio”, em 2011.

Já partilhou o palco com grandes nomes da música de Cabo Verde como Morgadinho, Tito Paris, Diva Barros, Titina Rodrigues, Boy Gê Mendes, Grace Évora, Mirri Lobo, Boss AC, e internacionais como o cantor Brasileiro Diogo Nogueira, o Angolano Heavy C e a cantora Shaudeh Price.

Em 2012 foi cabeça de cartaz da 11.ª edição do Festival de mornas na ilha da Boavista sob lema “Morna, nôs Símbolo, nôs Cultura”.

Em 2013 foi nomeada para melhor intérprete individual feminina na gala ”Mindel Awards” em São Vicente.

Cremilda Medina já actuou nos mais diversos palcos de Cabo Verde, em espectáculos, galas e festivais. Em Dezembro de 2014 fez a sua estreia internacional num concerto em Portugal com um auditório completamente cheio, onde centenas de pessoas aplaudiram de pé a sua actuação.

Tendo como principais referências, a cantora Cesária Évora e os cantores Bana, Ildo Lobo, Morgadinho e Paulino Vieira, Cremilda empenha-se na assunção de uma carreira musical assente na tradição e valorização dos estilos tradicionais caboverdianos, tendo lançado em Outubro de 2016 o seu primeiro single, a morna “Raio de Sol” em homenagem à sua avó “Bia”.

Em 2017 recebeu a sua primeira nomeação para prémios internacionais, nos IPMA – International Portuguese Music Awards para “Music Video of the Year” nos Estados Unidos da América com o single “Raio de Sol”. Com o mesmo single, recebe também em 2017 a nomeação nos CVMA – Cabo Verde Music Awards para a categoria de “Melhor Morna” e “Melhor Videoclip” e vence o SAPO Award CVMA 2017 "Artista mais popular na internet".

Em Novembro de 2017 edita o seu primeiro disco de nome “Folclore”, onde Cremilda Medina explora os ritmos tradicionais, em especial a morna e a coladeira, mas onde também se aventura pelo fado, numa composição “Sou Crioula” com letra do escritor José Eduardo Agualusa e música de Ricardo Cruz, produtor que já trabalhou com artistas de renome do fado Português como Mariza, Dulce Pontes e António Zambujo. Há também uma incursão por ritmos brasileiros, nomeadamente o samba, no tema “Berço d’Morabeza” escrito por João Carlos Silva, com música de Anísio Rodrigues.

O disco tem ainda composições de autores que dispensam apresentação, mas aos quais Cremilda Medina se orgulha de dar voz, Morgadinho, Paulino Vieira, Manuel d'Novas, Ti Goi, Antero Simas e muitos outros. O mesmo disco mereceu já o reconhecimento nacional e internacional.

Nos IPMA – International Portuguese Music Awards de 2018 nos EUA, a música “Divôrce Um‘ Ca Ta Sená” foi considerada e premiada com “Best World Music”.

“Folclore” contou também com 5 nomeações nacionais nos CVMA – Cabo Verde Music Awards 2018, onde Cremilda Medina esteve nomeada nas categorias de “Artista Revelação, Melhor Intérprete Feminino, Melhor Coladeira com a música “Divôrce Um‘ Ca Ta Sená”, sendo que venceu a categoria de Melhor Morna com a música “Sonho dum Criola” e venceu também pelo segundo ano consecutivo o prémio Sapo Award.

Em Outubro de 2018 editou “Nôs Morna”, em homenagem à Morna, em dueto com Tito Paris, que é o primeiro single do seu próximo trabalho discográfico. Este single mereceu o reconhecimento de “Best World Music” nos IPMA – International Portuguese Music Awards de 2019 nos EUA.

Em virtude da excelente carreira que tem vindo a trilhar, em 2019 foi nomeada para os prémios “Somos Cabo Verde – Os melhores do Ano” na categoria “Música”.

Horário:

22h00

Local:
Praça do Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima / Expolima
Preço:

Entradas Gratuitas | Lotação Limitada a 300 Espectadores | Uso Obrigatório de Máscara | Ao Ar Livre e em Segurança

Os bilhetes, gratuitos, poderão ser levantados, no dia 13 de Agosto, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira do Teatro Diogo Bernardes, a partir das 10h00 até às 17h30 e a partir das 20h00 na bilheteira da entrada do recinto do Ponte de Lima é Uma Surpresa, também dois por pessoa.

Informação adicional:

- Será elaborado e amplamente divulgado o Plano de Contingência do recinto e do evento Ponte de Lima é Uma Surpresa.
- A lotação máxima do recinto será de 120 lugares sentados, devidamente espaçados, podendo ser reduzida de acordo com a natureza do espectáculo.
- Será proibido assistir aos espectáculos em pé.
- Os bilhetes para acesso a qualquer um dos espectáculos do Ponte de Lima é Uma Surpresa são gratuitos, mas obrigatórios, não sendo permitida a entrada no recinto a quem não for portador de bilhete de entrada.
- Os bilhetes poderão ser levantados, nos dias correspondentes à realização de cada espectáculo, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira do Teatro Diogo Bernardes, a partir das 10h00 e até às 17h30, de segunda a sexta-feira e a partir das 20h00 na bilheteira da entrada do recinto do Ponte de Lima é Uma Surpresa, também dois por pessoa.
- Para os espectáculos dos fins-de-semana, os bilhetes deverão ser levantados, nos dias correspondentes à realização de cada espectáculo, no máximo de dois por pessoa, na entrada do recinto do Ponte de Lima é Uma Surpresa, a partir das 17h00.
- Obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao recinto e às bilheteiras ( a lotação da bilheteira do Teatro Diogo Bernardes é de 1 pessoa).
- É obrigatória a medição de temperatura de todos os presentes, sem registo escrito, à entrada do recinto.
- É obrigatória a higienização das mãos à entrada no recinto.
- É obrigatório o uso de máscara por parte do público durante todo o tempo dos espectáculos.
- As portas abrirão, pelo menos, uma hora antes do início dos espectáculos e pede-se aos espectadores que compareçam mais cedo, com, pelo menos, meia-hora de antecedência para se efectuarem todos os procedimentos de segurança.
- A abertura do recinto será antecipada para assegurar o acesso ao mesmo à chegada ao recinto, devendo os espectadores dirigir-se de imediato aos lugares indicados pelos assistentes de sala, cumprindo rigorosamente as instruções dos mesmos.
- Os acessos abrirão, pelo menos, uma hora antes do início dos espectáculos e os espectadores devem comparecer mais cedo, com, pelo menos, meia-hora de antecedência para se efectuarem todos os procedimentos de segurança.
- A permanência nos locais de atendimento deve ser limitada ao tempo estritamente necessário à realização do atendimento.
- Os espectáculos terão início à hora marcada e a direcção e/ou produção poderá impedir o acesso ao recinto depois do início dos espectáculos.
- Existirão lugares juntos para 4 coabitantes, 3 coabitantes, 2 coabitantes e lugares individuais.
- Grupos de mais de 4 coabitantes terão que, obrigatoriamente, ser separados, cumprindo o previsto no ponto anterior.
- Existirá um espaço reservado a cidadãos com mobilidade reduzida e respectivos acompanhantes.
- Qualquer espectador que abandone o recinto só pode voltar ao mesmo com novo bilhete, caso haja disponibilidade, cumprindo, novamente, todos os procedimentos de segurança e sem garantia do lugar ocupado previamente.
- Os espectadores devem cumprir rigorosamente todas as instruções dos assistentes de sala, devidamente identificados e em nenhum caso poderão trocar de lugares ou deslocar-se pelo recinto sem motivo justificado.
- Nas instalações sanitárias, feminina e masculina, apenas serão permitidas duas pessoas em simultâneo, situação que será sempre controlada por um assistente de sala à entrada das mesmas.
- Não é permitida a entrada no recinto com garrafas de vidro.
- No final de cada espectáculo, os espectadores deverão, obrigatoriamente, permanecer sentados nos seus lugares até serem instruídos pelos assistentes de sala para abandonar o recinto, por local diferente da entrada, de forma disciplinada e respeitando o distanciamento físico.
- Não será permitida a permanência de espectadores no interior do recinto após o final dos espectáculos.

Voltar
 
- <