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- Ana Laíns
Ana Laíns
+ Música
A multifacetada Ana Laíns celebra 20 anos de Carreira durante o ano de 2020. A efeméride foi assinalada com um concerto esgotado no Salão Preto e Prata do Casino Estoril no passado dia 31 de Janeiro, cujo registo será editado em disco no último trimestre de 2020. Ao longo de duas décadas, a cantora tem construído uma Carreira discreta, longe do main stream, mas inquestionavelmente Sólida e Auto-suficiente.
Na Grécia Chamaram-lhe “Diva de um Fado Diferente”.
Em França chamaram-lhe “Virtuosa do Palco”.
Em Portugal, gosta de ser conhecida como “Cantora Colorida” e é considerada uma das mais bonitas vozes da Língua portuguesa.
Colorida pelas cores de um país que é a sua grande paixão, e que pintam a música de Ana Laíns desde 1999, ano em que se torna cantora profissional, após ter vencido a “Grande Noite do Fado” de Lisboa no Coliseu dos Recreios. Começa no Fado e nos ritmos da Música Tradicional Portuguesa, mas vai mais além. E em 2006, como álbum de estreia “Sentidos”, é considerada uma das grandes revelações do ano na Música Portuguesa. A Revista “Songlines” salienta o exercício absolutamente contemporâneo de Ana Laíns no Fado.
Em 2010 surge “Quatro Caminhos”, disco amplamente aplaudido pela crítica internacional. Na Holanda, a revista Jazzism refere-se ao álbum como “ A verdadeira World Music vinda de Portugal, e a VPro Gids fala da elegância e do comando natural que a cantora tem sobre a sua voz, e nomeia o álbum nos 10 melhores discos do
ano na área da World Music. Em Inglaterra, o “Daily Planet” concorda, e salienta a voz pura e poderosa.
A sua projecção internacional conhece novos desenvolvimentos, quando em 2009 Boy George, artista distinguido com prémios como o Grammy, Tony ou Brit Awards, convida Ana Laíns para uma colaboração no tema “Amazing Grace”, justificando a escolha por considerar a cantora dona de uma “Voz Sublime”.
Em 2014 Ana Laíns é nomeada “Embaixadora das Comemorações dos 8 séculos de Língua Portuguesa”, e a efeméride tem o seu ponto alto no concerto de encerramento organizado pela cantora, e que esgotou o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Ana Laíns foi a anfitriã de uma noite que reuniu em palco alguns dos mais expressivos artistas dos 8 Países da Lusofonia, como Ivan
Lins, Aline Frazão, Celina Pereira ou Paulo de Carvalho.
Estas celebrações fazem-se sentir fora de portas e originam uma digressão pedagógica pelos Estados Unidos, onde a cantora realiza vários concertos, e oficinas sobre o Fado e a Língua Portuguesa em algumas das mais importantes Universidades Norte Americanas. O sucesso vale novo convite e regressa em 2016 para o prestigiado “Lowell Folk Fest”, que considera Ana Laíns uma das melhores performances do Festival. 2016 culmina com um convite da Embaixada de Portugal em Ankara e do Instituto Camões, e Ana
Laíns abre o prestigiado festival “Sefika Kutluer” em Ankara, Turquia, que lhe vale o passaporte de regresso em 2017 para uma residência artística no prestigiado St. Regis Istambul.
No final de 2017 surge "Portucalis", o disco que já valeu à cantora a nomeações nas categorias para “Melhor Cantora Portuguesa 2017”, “Melhor Canção 2017” e “Melhor Concerto 2017”, tendo como referência o concerto na prestigiada Casa da Música no Porto, e foi recentemente considerado um dos 10 melhores álbuns do ano pela imprensa Sueca e Espanhola. A revista belga Rootstime afirma que aos 38 anos, Ana Laíns confirma categoricamente a sua identidade e lança o seu melhor álbum até à data.
Na Holanda, a Mixed World Music refere-se à cantora enquanto personificação da identidade Portuguesa.
Portucalis é uma viagem pela Língua e Etnografia portuguesa, e conta com colaborações de luxo, tais como Ivan Lins, Luís Represas, Mafalda Arnauth ou Filipe Raposo. Em 2018, Portucalis foi ouvido em mais de 30 concertos, em países como Portugal, Espanha, Suécia, França, Holanda, Turquia, Tunísia, Roménia ou Polónia. Concertos onde, invariavelmente, Ana Laíns deixou a sua marca, por se tratar de uma cantora diferente, que apresenta uma viagem global pela cultura da Portugalidade.
Destaque para o concerto de encerramento das Festas do Mar de Cascais, integralmente pensado e produzido pela cantora, em parceria com o Município e Orquestra Sinfónica de Cascais, onde a
Lusofonia foi o núcleo de uma noite memorável, que reuniu no mesmo palco Fafa de Belém, Luís Represas, Stewart Sukuma, Paulo Flores, Karyna Gomes, Lura, Tonecas Prazeres e Piki Pereira, em representação dos 8 países de Língua Portuguesa.!
Em 2019, Ana Laíns vê confirmado o sucesso do seu percurso com uma vasta digressão que passa por algumas das principais programações portuguesas, com destaque para o Festival Artes à Rua (Évora), o Festival Sons da Terra (Oeiras), o Festival Seixal Fado Food Fest, a FicaVouga (Sever do Vouga) ou o Festival de Música de Leiria, onde actuou acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, como convidada do prestigiado Ivan Lins.
A convite de Júlio Isidro integra o selecto elenco do concerto de comemoração dos 45 anos sobre o 25 de Abril, produzido pela RTP.
A digressão internacional passa por Barcelona, Madrid, Sevilha, Saragoça, Zamora, Bucareste, Baku, com especial destaque para o Festival Internacional de Música de Izmir (Turquia), que recebeu uma cantora portuguesa pela primeira vez com inquestionável sucesso.
22h00
Entradas Gratuitas | Lotação Limitada a 300 Espectadores | Uso Obrigatório de Máscara | Ao Ar Livre e em Segurança
Os bilhetes poderão ser levantados, no dia 25 de julho, no máximo de dois por pessoa, a partir das 17h00 na bilheteira da entrada do recinto do Ponte de Lima é Uma Surpresa.
- Será elaborado e amplamente divulgado o Plano de Contingência do recinto e do evento Ponte de Lima é Uma Surpresa.
- A lotação máxima do recinto será de 120 lugares sentados, devidamente espaçados, podendo ser reduzida de acordo com a natureza do espectáculo.
- Será proibido assistir aos espectáculos em pé.
- Os bilhetes para acesso a qualquer um dos espectáculos do Ponte de Lima é Uma Surpresa são gratuitos, mas obrigatórios, não sendo permitida a entrada no recinto a quem não for portador de bilhete de entrada.
- Os bilhetes poderão ser levantados, nos dias correspondentes à realização de cada espectáculo, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira do Teatro Diogo Bernardes, a partir das 10h00 e até às 17h30, de segunda a sexta-feira e a partir das 20h00 na bilheteira da entrada do recinto do Ponte de Lima é Uma Surpresa, também dois por pessoa.
- Para os espectáculos dos fins-de-semana, os bilhetes deverão ser levantados, nos dias correspondentes à realização de cada espectáculo, no máximo de dois por pessoa, na entrada do recinto do Ponte de Lima é Uma Surpresa, a partir das 17h00.
- Obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao recinto e às bilheteiras ( a lotação da bilheteira do Teatro Diogo Bernardes é de 1 pessoa).
- É obrigatória a medição de temperatura de todos os presentes, sem registo escrito, à entrada do recinto.
- É obrigatória a higienização das mãos à entrada no recinto.
- É obrigatório o uso de máscara por parte do público durante todo o tempo dos espectáculos.
- As portas abrirão, pelo menos, uma hora antes do início dos espectáculos e pede-se aos espectadores que compareçam mais cedo, com, pelo menos, meia-hora de antecedência para se efectuarem todos os procedimentos de segurança.
- A abertura do recinto será antecipada para assegurar o acesso ao mesmo à chegada ao recinto, devendo os espectadores dirigir-se de imediato aos lugares indicados pelos assistentes de sala, cumprindo rigorosamente as instruções dos mesmos.
- Os acessos abrirão, pelo menos, uma hora antes do início dos espectáculos e os espectadores devem comparecer mais cedo, com, pelo menos, meia-hora de antecedência para se efectuarem todos os procedimentos de segurança.
- A permanência nos locais de atendimento deve ser limitada ao tempo estritamente necessário à realização do atendimento.
- Os espectáculos terão início à hora marcada e a direcção e/ou produção poderá impedir o acesso ao recinto depois do início dos espectáculos.
- Existirão lugares juntos para 4 coabitantes, 3 coabitantes, 2 coabitantes e lugares individuais.
- Grupos de mais de 4 coabitantes terão que, obrigatoriamente, ser separados, cumprindo o previsto no ponto anterior.
- Existirá um espaço reservado a cidadãos com mobilidade reduzida e respectivos acompanhantes.
- Qualquer espectador que abandone o recinto só pode voltar ao mesmo com novo bilhete, caso haja disponibilidade, cumprindo, novamente, todos os procedimentos de segurança e sem garantia do lugar ocupado previamente.
- Os espectadores devem cumprir rigorosamente todas as instruções dos assistentes de sala, devidamente identificados e em nenhum caso poderão trocar de lugares ou deslocar-se pelo recinto sem motivo justificado.
- Nas instalações sanitárias, feminina e masculina, apenas serão permitidas duas pessoas em simultâneo, situação que será sempre controlada por um assistente de sala à entrada das mesmas.
- Não é permitida a entrada no recinto com garrafas de vidro.
- No final de cada espectáculo, os espectadores deverão, obrigatoriamente, permanecer sentados nos seus lugares até serem instruídos pelos assistentes de sala para abandonar o recinto, por local diferente da entrada, de forma disciplinada e respeitando o distanciamento físico.
- Não será permitida a permanência de espectadores no interior do recinto após o final dos espectáculos.