Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

David Fonseca

Cultura
David fonseca banner 1 1200 800
07 Dez
Adicionar a calendário 2019-12-07 22:00:00 2019-12-07 22:00:00 Europe/Lisbon David Fonseca + Música Teatro Diogo Bernardes

+ Música

O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta, a 7 de dezembro, às 22h00, o concerto de David Fonseca, integrado na tour Radio Gemini_Closer.

DAVID FONSECA | RADIO GEMINI_Closer

É difícil catalogar David Fonseca, um dos músicos e compositores mais prolíferos e diversificados da história da música portuguesa. Começou com os Silence 4, um êxito imediato e esmagador que levou as suas canções a milhões de uma só vez. A sua carreira a solo produziu inúmeros singles de sucesso e os seus álbuns estão sempre equilibrados entre o experimentalismo e refrões impossíveis de resistir, seja na língua inglesa ou portuguesa. Fez parte dos “Humanos”, o projecto que redescobriu António Variações para o novo século; produziu de raiz um álbum de tributo a David Bowie, “Bowie 70”, com a colaboração de algumas das maiores vozes da música nacional; realizou (e realiza) grande parte dos seus videoclips, fotografias e capas de discos. Comemorou 20 anos de carreira recentemente e, apesar do longo percurso, recusa-se a olhar para trás e continua a desbravar novos caminhos na música e na arte.

David Fonseca é conhecido pelos seus espectáculos e pela sua performance fora-de-série, nunca se sabendo exactamente o que poderá acontecer a seguir. Para este ano, preparou algo que há muito queria fazer e que intitulou “Radio Gemini_Closer”: o cruzamento do cinema e das imagens com a sua música num espectáculo único que se propõe a levar o público numa viagem intimista através do seu imaginário peculiar. Uma oportunidade única de descobrir muitos dos caminhos secretos que este artista percorre através das suas composições e dos seus olhos, um filme interactivo em tempo real para acompanhar em conjunto com a sua performance ao vivo. Segundo David Fonseca, “há um lado imensamente pessoal nesta abordagem, mas talvez seja essa a magia de tocar ao vivo, de me revelar como raramente tenho oportunidade de fazer. Vai ser um espectáculo em cima de uma corda bamba entre imagens e sons, tão real e frágil como a vida, mas maior, mais alto e, se tudo correr bem, com confettis!”

David Fonseca: voz, guitarras, teclados, percussão
Paulo Pereira: teclado, programações, percussão, voz

Biografia_short

David Fonseca é um dos mais carismáticos artistas nacionais. Natural de Leiria, o seu nome é indissociável ao da banda a que deu voz, o grupo Silence 4. Com um primeiro disco em 1998 “Silence Becomes It”, o grupo impôs-se rapidamente como o maior fenómeno da música portuguesa de sempre. Em 2001, os Silence 4 efectuaram a sua última digressão, tendo em 2002 suspenso a sua actividade, situação apenas interrompida em 2014 para uma série de 6 concertos em que celebraram a recuperação de Sofia Lisboa, a voz feminina do grupo, de uma doença prolongada.

Em 2003, David Fonseca iniciou a sua carreira a solo com “Sing Me Something New” (2003) que rapidamente o confirmou como uma figura ímpar da criação musical. Até à data publicou "Our Hearts Will Beat As One" (2005); “Dreams in Colour” (2007); “Between Waves” (2009); o duplo “Seasons – Rising : Falling” (2012); e “Futuro Eu” (2015), o seu primeiro álbum inteiramente escrito em português. Em 2018, antecipando a celebração de 20 anos de actividade musical, publicou “Radio Gemini”. Fez ainda parte do colectivo “Humanos” e produziu o álbum de tributo colectivo a David Bowie, “Bowie 70”.

A sua actividade musical tem-se desenvolvido ainda com uma forte componente performativa nos palcos nacionais e internacionais. As suas prestações ao vivo são memoráveis para todos quantos a eles assistem e as suas canções são desde há muito representativas do que de mais importante tem sido produzido a nível musical – “Someone That Cannot Love”, “Who are U?”, “Superstars”, “A Cry 4 Love”, “U Know Who I Am”, “What Life Is For” ou “Chama-me Que Eu Vou” são apenas alguns dos temas compostos por David Fonseca que lideraram as tabelas de airplay nacionais. A propósito de “Radio Gemini”, viajou até ao Japão onde filmou o videoclip do vibrante “Oh My Heart”.

Criador multi-facetado, David Fonseca tem desenvolvido ainda a sua personalidade artística também na área da imagem, realizando os seus próprios videoclips, exposições fotográficas ou com a publicação do livro "Right Here, Right Now" (Tinta da China), uma recolha de 132 fotografias Polaroid entre as inúmeras imagens produzidas por David Fonseca neste formato entre 1998 e 2008.

Com uma dinâmica invulgar com o público, David Fonseca desde há muito que dedica especial atenção à relação com os seus fãs, tendo criado a comunidade baseada no seu site, o “Amazing Cats Club”, ou destacando-se nas plataformas sociais, com uma forte e criativa implantação no Instagram e Facebook.

Discografia (a solo):

“Sing Me Something New”, Universal, 2003
“Our Hearts Will Beat As One”, Universal, 2005
“Dreams In Colour”, Universal, 2007
“12.04.08 Coliseu – Dreams In Colour Live”, DVD, Universal 2008
“Between Waves”, Universal sob licença exclusiva de Castle of the Amazing Cats, 2009
“Seasons – Rising : Falling”, Universal sob licença exclusiva de Castle of the Amazing Cats, 2012
“Futuro Eu”, Universal sob licença exclusiva de Castle of the Amazing Cats, 2015
“Radio Gemini”, Universal sob licença exclusiva de Castle of the Amazing Cats, 2018

Horário:

22h00

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:

10,00€

Informação adicional:

Os bilhetes (10,00€) serão disponibilizados a partir das 9h00 do próximo dia 18 de novembro (segunda-feira).

O número máximo de entradas a adquirir será de 4 bilhetes por pessoa, apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos, podendo ir até ao máximo de 6 bilhetes por pessoa no caso de espectadores que pretendam adquirir a totalidade de lugares de uma frisa ou camarote de 1.ª classe ou camarote de 2.ª classe, com esse número de lugares (6 lugares), conforme constar na planta de lugares publicitada na Bilheteira do Teatro Diogo Bernardes e no website municipal, também apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos (http://www.cm-pontedelima.pt/thumbs/uploads/writer_file/image/2230/MapaTDB_Final_1_1024_2500.jpg).

Relativamente aos pedidos realizados por correio electrónico, apenas serão atendidos os recebidos a partir da hora e data de disponibilização na bilheteira física, divulgada no mural oficial do facebook, nas mesmas condições acima indicadas e após serem satisfeitas as aquisições presenciais.

Maiores de 6 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.