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Águas do Alto Minho inicia atividade em janeiro de 2020

Autarquia
19 Dezembro 2019

Em janeiro inicia-se a atividade da Águas do Alto Minho, empresa responsável pelo sistema de águas da região do Alto Minho e que irá servir cerca de 100 mil clientes dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, prestando serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.

A Águas do Alto Minho é a entidade que assume, a partir de janeiro, a exploração e gestão do sistema de águas da região do Alto Minho.

Este sistema resulta da Parceria I00% pública celebrada entre o Estado Português e os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, que atribui à Águas do Alto Minho a responsabilidade pela sua exploração e gestão.

Este sistema cobre uma área de 1585 Km2 e está dimensionado para fornecer mais de 9 milhões de m3 de água potável por ano a cerca de 100 mil clientes e para recolher e tratar mais de 6 milhões de m3 de água residual por ano de cerca de 70 mil clientes.

A Águas do Alto Minho tem a missão de prestar um serviço mais fiável, eficaz e de qualidade, através de uma gestão eficiente dos recursos naturais, das infraestruturas, dos serviços de operação e manutenção, promovendo a sustentabilidade ambiental com a melhoria da qualidade da água para consumo, o correto tratamento das águas residuais e a redução de perdas de águas e infiltrações.

A Águas do Alto Minho é uma sociedade anónima de capitais públicos detida pela AdP — Águas de Portugal, S.A., e pelos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

 

Investimentos para melhorar a qualidade de serviço

A nova entidade assegurará a qualidade e sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na região através do reforço do investimento e da ampliação de captação de fundos comunitários.

A Parceria vai concretizar, nos próximos três anos, investimentos na ordem dos 33,3 milhões de euros, com cofinanciamento comunitário através do POSEUR Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. Destes, I9,6 milhões de euros serão destinados à expansão das redes de abastecimento e de saneamento, aumentando a cobertura dos serviços, e I3,7 milhões de euros serão dedicados à renovação das redes de abastecimento de água e à promoção da eficiência hídrica, com instalação de sistemas de monitorização e controlo para diminuição das perdas de água.

 

Modelo tarifário único na região

O modelo tarifário foi uniformizado em todos os Municípios utilizando os mesmos escalões de consumo e tipologia de utilizadores, estabelecendo a convergência das tarifas, fixas e variáveis, no que respeita a valor, estrutura e tipologia de utilizadores.

Garantindo a tados os cidadãos um serviço de qualidade, o cumprimento dos parâmetros de qualidade exigidos para a produção e distribuição de água para consumo humano e o correto tratamento das águas residuais recolhidas, as tarifas a praticar pela Águas do Alto Minho são aquelas que permitem assegurar a sua sustentabilidade económico-financeira.

O tarifário aplicado pela Águas do Alto Minho prevê tarifas especiais, como a Tarifa para Famílias Numerosas, de forma a garantir o acesso universal aos serviços de águas e respeitando o Princípio da Acessibilidade Económica.

 

Proximidade, acessibilidade e eficiência

A excelência e a eficiência do serviço são princípios fundamentais para a Águas do Alto Minho. É sua preocupação garantir o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, atuando de acordo com as melhores práticas do setor da água em Portugal, e proporcionar um nível de atendimento próximo, disponível e eficiente a todos os seus clientes.

A partir de 1 de janeiro de 2020, a Águas do Alto Minho terá à disposição de todos os seus clientes, independentemente do seu local de consumo, oito lojas de atendimento:

 

Arcos de Valdevez: Mercado Municipal de Arcos de Valdevez, Loja n.º 8, 4970-451 Arcos de Valdevez

Caminha: Largo Dr. Bento Coelho da Rocha, n.º 116, 4910-118 Caminha

                Centro Coordenador de Transportes, 4910-455 Vila Praia de Âncora

Paredes de Coura: Centro Coordenador de Transportes, Loja n.º 9, Rua 25 de Abril, 4940-526 Paredes de Coura

Ponte de Lima: Centro Comercial Rio Lima, Loja n.º 11, Praceta Adjunta à Rua Dr. Ferreira do Carmo n.º 17 a 27, 4990-011 Ponte de Lima

Valença: Avenida de São Teotónio, Edifício Lepanto n.º 17, R/C, 4930-768 Valença

Viana do Castelo: Rua São Bartolomeu dos Mártires, n.º 156, 4904-878 Viana do Castelo

Vila Nova de Cerveira: Rua Queirós Ribeiro, n.º 145 R/C, 4920-289 Vila Nova de Cerveira

O horário de atendimento será comum a todas as lojas – das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 -, em dias úteis, com exceção da Loja de Viana do Castelo que estará em funcionamento entre as 08h30 e as 16h00.

Também a partir desta data, e para qualquer assunto relacionado com água e/ ou saneamento, os clientes terão à sua disposição a linha de atendimento ao cliente (258 806 900), que funcionará das 8h30 às 16h30. Existirão ainda uma linha exclusiva para comunicação de leituras (800 200 289) e outra para comunicação de roturas e avarias (800 202 238), ambas disponíveis 24h.

Consulte:

Aviso

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