Passar para o Conteúdo Principal Top

covid-19_icon_300px-02

Logótipo

municipio

Teatro Para Bebés - Mozartini

Cultura
Mozartini banner capa f 2 maio 2 1 1024 2500
02 Mai
Adicionar a calendário 2021-05-02 11:30:00 2021-05-02 11:30:00 Europe/Lisbon Teatro Para Bebés - Mozartini + Teatro para Bebés NOVA DATA / REAGENDAMENTO(Espectáculo inicialmente previsto para 24 de janeiro de 2021) Teatro Diogo Bernardes

+ Teatro para Bebés

NOVA DATA / REAGENDAMENTO
(Espectáculo inicialmente previsto para 24 de janeiro de 2021)

A 2 de maio, com sessões às 11h30 e às 15h30, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta mais um espectáculo de Teatro Para Bebés - Mozartini, pela Companhia II Acto.
 
Mozartini
II Acto
Silêncio, que se vai ouvir Mozart!
Entre Sinfonias e Flautas mágicas, embalam-se Mozartinis divinos em tons de nada.
A batuta de um maestro agita-se em andamentos, pulsações, compassos e árias mágicas onde suavemente dormimos e sonhamos ao som do que somos e do que poderemos vir a ser. O coração acorda e a liberdade começa. A orquestra está pronta. Afinam-se os instrumentos.
 
O Teatro aliado à música num espetáculo memorável ao som de Mozart!
Através da expressão artística podemos comunicar emoções, sensações e pensamentos. Os bebés são “esponjas” desses estímulos, porque conhecem o mundo através da comunicação afetiva. Os mais crescidos compreendem e encontram a história contada e, mais tarde, já é possível depreender significados.
 
Efeito Mozart: O que é o efeito Mozart?
Este termo foi criado por Alfred A. Tomatis para descrever o aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, ao ouvirem as árias de Mozart.
 
Quais os benefícios?
Aumenta a recetividade do cérebro.
As peças de Mozart possuem determinadas pulsações por minuto, assim como frequências únicas de instrumentos, de carácter único, que têm o poder de modificar a predisposição do cérebro, tornando-o mais recetivo, especialmente nas áreas do hemisfério direito, relacionadas com a perceção do espaço.
Estimula o cérebro, ativando os neurónios.
As características únicas das composições de Mozart produzem um estímulo cerebral que não se verifica em outras composições de outros músicos. Os sons puros, a notas harmónicas, a métrica e o tom… São estas características que fazem de Mozart um mestre difícil de imitar.
 
Ajuda a aumentar a capacidade de concentração da criança.
Habituar a criança a ouvir Mozart como música de fundo em casa, por exemplo, enquanto brinca, potencia a capacidade da criança em se concentrar no que está a fazer.
 
Permite estimular a atenção e a memória.
Segundo diferentes estudos, as propriedades excecionais deste compositor estimulam a capacidade de memorização e de concentração da criança.
 
Potencia a criatividade infantil. A música de Mozart é diferenciada pela “vincada” pulsação, como se de um coração se tratasse; este fator potência a recetividade cerebral da criança, fazendo com que esta desenvolva a sua criatividade.
Estimula a capacidade auditiva do bebé.
Isto é importante para a aprendizagem da criança, que se tiver uma bagagem musical desde pequena, terá melhor capacidade auditiva no futuro, quando tenha de aprender a distinguir diferentes melodias ou de entender uma língua estrangeira.
 
É vantajosa para a autoestima da criança.
A música permite à criança expressar as emoções: chorar, rir, sentir medo ou alegria, etc... Para além de que o ritmo musical o convida a dançar e a libertar-se.
Potencia a aprendizagem da linguagem.
Através de vocalizações que imitam sons musicais, os bebés expressam-se de forma intuitiva e espontânea. A música de Mozart ajuda-os neste sentido.
Horário:

11h30 e 15h30

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:

Os bilhetes (4,00€ para adultos e gratuito para bebés dos 3 meses aos 3 anos) encontram-se à venda, unicamente, na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes.

Não haverá venda através de bilheteira electrónica.

- Em cada sessão apenas serão admitidos 15 bebés, os quais só podem ser acompanhados, no máximo, por 2 adultos obrigatoriamente coabitantes.

- Sempre que possível, pois trata-se de um público muito especial, os bebés deverão assistir ao espectáculo no colo de um adulto acompanhante.

- É obrigatório o uso de máscara por parte dos adultos e maiores de 10 anos durante todo o tempo dos espectáculos.

Dos 3 meses aos 3 anos.


Os bilhetes adquiridos são válidos para a nova data e os espectadores que queiram efectuar a devolução devem fazê-lo nos respectivos locais de compra.

A devolução na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes será a partir da data fixada para uma nova abertura ao público do edifício e por um período de 30 dias.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Informação adicional:
MUITO IMPORTANTE:
- As portas abrirão, pelo menos, uma hora antes do início dos espectáculos e pede-se aos espectadores que compareçam mais cedo, com, pelo menos, meia-hora de antecedência para se efectuarem todos os procedimentos de segurança.
- Os espectáculos terão início à hora marcada.
- Não será permitida a entrada após o início dos espectáculos.
- Os espectadores devem cumprir rigorosamente todas as instruções dos assistentes de sala, devidamente identificados e em nenhum caso poderão trocar de lugares ou deslocar-se pelo recinto sem motivo justificado.
- No final de cada espectáculo, os espectadores deverão, obrigatoriamente, permanecer sentados nos seus lugares até serem instruídos pelos assistentes de sala para abandonar o recinto, por local diferente da entrada, de forma disciplinada e respeitando o distanciamento físico.
 
POR FAVOR, NÃO ESQUEÇA:
- É obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao recinto e às bilheteiras (a lotação da bilheteira do Teatro Diogo Bernardes é de 1 pessoa).
- É obrigatória a medição de temperatura de todos os presentes, sem registo escrito, à entrada do recinto.
- É obrigatória a higienização das mãos à entrada no recinto.
- É obrigatório o uso de máscara por parte do público durante todo o tempo dos espectáculos.
- A abertura do teatro será antecipada para assegurar o acesso atempado ao mesmo, devendo os espectadores dirigir-se de imediato aos lugares indicados pelos assistentes de sala, cumprindo rigorosamente as instruções dos mesmos.
- A permanência nos locais de atendimento deve ser limitada ao tempo estritamente necessário à realização do atendimento.
- O bar do Teatro Diogo Bernardes encontra-se encerrado.
- Nas instalações sanitárias, feminina e masculina, apenas serão permitidas duas pessoas em simultâneo, situação que será sempre controlada por um assistente de sala à entrada das mesmas.
- Não será permitida a permanência de espectadores no interior do Teatro Diogo Bernardes após o final dos espectáculos.
 
Agradecemos a colaboração de todos para continuarmos a oferecer Serviço Público de Cultura.