Ponte de Lima Acolhe Festival do Loureiro do Vale do Lima – 14 e 17 de junho

12 Abril 2023

Quatro cenários de inigualável valor patrimonial e histórico dão palco à casta Loureiro ao longo de quatro dias, num festival que passará por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, entre 14 e 17 de junho. A apresentação pública do evento realiza-se amanhã, 13 de abril, às 17 horas no CIPVV - Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde de Ponte de Lima.

O Festival do Loureiro do Vale do Lima convida-o a usufruir de uma experiência multissensorial, onde a alma de uma região se revela através dos seus vinhos e gastronomia, acompanhados de propostas musicais ecléticas, desde a música clássica ao fado, passando pelas músicas do mundo.

Este festival itinerante dá a conhecer o potencial enogastronómico da casta Loureiro, através de uma exposição e de quatro harmonizações vínicas, com surpreendentes diálogos entre reconhecidos chefes, enólogos e escanções que irão apresentar demonstrações de showcooking, inspiradas nos produtos autóctones e na gastronomia tradicional, conciliadas com provas vínicas.

Este programa multidimensional colocará em evidência as mais diversas expressões desta casta, conferidas pelo empenho dos cerca de 40 produtores e enólogos que há mais de uma década tem evidenciado o seu imenso potencial e que agora se agregam em torno da marca “Loureiro, uma casta, um vale inteiro”.

Este é também um convite à visita do território do Vale do Lima, ambicionando abrir novos caminhos ao enoturismo, alicerçados na identidade e patrimónios dos quatro municípios que o integram.

O vinho convida à celebração e à partilha de bons momentos. É o mote para amigos se reunirem, o pretexto ideal para a evasão do quotidiano, o melhor fio condutor da descoberta multissensorial de um terroir, na senda do intrincado complexo que faz cada região vinhateira única, entre natureza, paisagem, história e cultura.

O "Festival do Loureiro do Vale do Lima" é promovido pela ADRIL, em parceria com os quatro Municípios do Vale do Lima, ao abrigo do projeto de cooperação "Do Vale do Lima ao Vale do Paraíba", apoiado no âmbito da medida 10.3.1 – cooperação interterritorial e transnacional dos Grupos de Ação Local, do PDR - Plano de Desenvolvimento Rural, e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.