“Oficinas criativas com História” em Ponte de Lima

12 Abril 2023

No âmbito dos 900 anos de Ponte de Lima, e dando-se continuidade às comemorações da atribuição do foral pela Rainha D. Teresa, o Município de Ponte de Lima vai promover um ciclo de "Oficinas Criativas com História" para famílias.

As oficinas criativas com história pretendem ser um espaço informal de experimentação, que promove o conhecimento, a criatividade e o diálogo, numa responsabilidade partilhada, convidando os participantes a assumir um papel ativo na participação de projetos que estimulam a criação, a literacia e a partilha intergeracional e multicultural.

A dinamizar, todos os meses na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima e conduzidos pela formadora Susana Corvas vão ter como base de trabalho técnicas de expressão manual criativa, baseadas num programa, pensado de raiz, em que a criatividade serve como motor para a realização de trabalhos manufaturados.

A primeira sessão deste ciclo de oficinas criativas tem como temática "Com linha se constrói uma Rainha" e realizar-se- á no dia 22 de abril pelas 10h30. Tendo por base tecidos, lã, botões, retalhos de feltro, linhas e outros materiais variados pretende-se impulsionar as habilidades manuais através da construção de uma Rainha que entregou o foral a Ponte de Lima e mobilizar os participantes neste processo criativo.

Em conjunto, vamos criar novas dinâmicas e o trabalho em família será a chave para estas possibilidades, num espaço onde valorizamos a aprendizagem, o processo criativo através da estimulação da criatividade, imaginação e da experimentação. Será também, um espaço promotor de atividades que aproximam e inter-relacionam os participantes com nosso património cultural e com a nossa história local.

O objetivo é contribuir para uma maior diversidade das atividades oferecidas, desenvolvendo as competências, gerando maior reflexão, troca de experiências, de conhecimentos com destaque para o património cultural e histórico.

As atividades serão direcionadas para famílias com crianças dos 4 aos 12 anos, com participação gratuita, mas com lotação limitada e obrigatoriedade de inscrição prévia (sujeita a confirmação).

Inscrevam-se e apareçam!

Ficha de Inscrição