Município de Ponte de Lima Integra a Associação de Municípios da Serra d'Arga – AMSA

01 Fevereiro 2023

Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha, e Vila Nova de Cerveira formalizaram este fim de semana a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d'Arga – AMSA, cuja principal missão é a gestão da Área Protegida da Serra d’Arga, através da promoção ambiental, da valorização da natureza e da vida ao ar livre.

De acordo com o regulamento, a recém-criada AMSA visa prosseguir como fins complementares, a "promoção de políticas conjuntas de turismo, lazer, animação, formação, emprego, inclusão, sustentabilidade, inovação, competitividade e internacionalização da economia". Estas ações incluem a "valorização das atividades agroflorestais, do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios abrangidos, a articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal e o planeamento das atuações de entidades públicas de caráter supramunicipal".

Com sede no Centro Cultural de Dem, no concelho de Viana do Castelo, a nova Associação de Municípios da Serra d'Arga, apresenta-se como Pessoa Coletiva de Direito Público de Natureza Associativa e âmbito Territorial, e que visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram.

Com uma área de 10 mil hectares, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária, a Serra d'Arga abrange os concelhos de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.