IberiCos 2023 acontece em Ponte de Lima

28 Dezembro 2022

A equipa "Phi in the Sky", do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, com o apoio do Município de Ponte de Lima, está organizar a IberiCos 2023, entre os dias 3 a 5 de abril de 2023, em Ponte de Lima.

O IberiCos 2023 é o décimo sétimo de uma série de encontros que visam fomentar discussões e colaborações entre investigadores que trabalham em cosmologia e áreas afins, predominantemente em Portugal e Espanha. Investigadores de outros países também são muito bem-vindos, e em edições recentes têm sido cerca de um terço dos participantes. O primeiro destes encontros decorreu no Porto em 2006, e o anterior em Barcelona em 2022.

Os encontros destinam-se a cosmólogos no sentido mais amplo, desde a física teórica de partículas até a astrofísica observacional, e por tradição também incluem um número muito significativo de alunos de doutoramento, mestrado e até mesmo de licenciatura, interessados na área. Para além do programa científico esta edição incluirá alguns eventos sociais para os participantes e os seus acompanhantes, algumas atividades com as escolas do concelho e também sessões abertas ao público em geral, que serão divulgadas separadamente.

Inscrição para Observação Astronómica com Telescópio