Feiras Novas em Ponte de Lima | 'Uma Vida ao Desafio – Homenagem a Zé Cachadinha”

15 Setembro 2022

O Município de Ponte de Lima e a Associação Concelhia das Feiras Novas homenagearam o popular Zé Cachadinha, apresentando o livro "Uma Vida ao Desafio – Homenagem a Zé Cachadinha” da autoria do Prof. Álvaro Campelo.

Esta publicação é um testemunho vivo das memórias do popular artista, contribuindo para a valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico deste território, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.

A homenagem ao tocador de concertina e cantador ao desafio que mais ilustrou o nosso património cultural imaterial, realizou-se no Auditório Municipal, na presença de familiares, amigos e limianos.

Para a elaboração desta obra, que perpetuará o artista e os cantares ao desafio, o autor Álvaro Campelo, recordou que "contou com o testemunho de todos aqueles que conheciam o Cachadinha, e com ele privavam, os seus familiares e amigos, tal como cantadores e cantadeiras que enviaram o seu testemunho de homenagem".

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, considerou que é "indissociável falar de Zé Cachadinha e dos cantares ao desafio, pois era mestre nesta arte da cultura popular, pela forma singular, castiça e brejeira como cantava, recolhendo o sorriso de quem o ouvia".

O conhecido artista popular possuía uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio. Foi durante décadas um dos rostos mais emblemáticos das tradicionais Feiras Novas de Ponte de Lima.

uma_vida_ao_desafio___homenagem_a_ze_cachadinha_16
uma_vida_ao_desafio___homenagem_a_ze_cachadinha_1