Ribeira em festa inaugura requalificação da área envolvente à Igreja e Sede da Junta de Freguesia da Ribeira

Autarquia
30 Agosto 2022

A freguesia da Ribeira assistiu à inauguração da requalificação da área envolvente à Igreja e Sede da Junta de Freguesia em dia de festa do seu padroeiro, São João Baptista. Esta intervenção insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos equipamentos públicos através da criação de infraestruturas de apoio.

O Município de Ponte de Lima requalificou esta área central da freguesia da Ribeira, que já tinha sido objeto de uma anterior intervenção, tendo esta segunda fase concluído os trabalhos, num investimento total das duas empreitadas que ronda os 200 mil euros.

O presidente da Junta de Freguesia da Ribeira, Augusto Rolo, mostrou-se satisfeito com a inauguração desta obra, notando que o espaço, que é “mesmo o centro cívico da freguesia”, ficou agora “mais bonito, mais agradável”. O autarca agradeceu, ainda, ao Município de Ponte de Lima pela concretização “do compromisso”.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima afirmou que todos se devem “rejubilar com a dignificação” do espaço “nuclear em que assentam dois edifícios tão relevantes para a vida quotidiana” da freguesia. “Encontramo-nos perante uma obra necessária e sentida como indispensável por todos os que aqui vivem, e também por nós, autoridades municipais, que temos vindo paulatinamente em todo o território concelhio, a dar sequência e a concretizar a nossa política de reorganização dos espaços centrais das diversas freguesias do concelho, embelezando-os e conferindo-lhes uma nova nobreza”, sustentou Vasco Ferraz.

O edil limiano lembrou neste dia o seu antecessor, Victor Mendes e o seu executivo, uma vez que a obra foi iniciada no mandato anterior, bem como Nuno Pimenta, na altura presidente da Junta de Freguesia da Ribeira e todos que compunham o executivo. “A ambos manifestamos um mais que justo agradecimento”, enalteceu Vasco Ferraz.

O presidente da Câmara assinalou que a comunidade “poderá agora usufruir de um espaço público renovado e que acaba por valorizar, ainda mais, a localização da sua igreja paroquial e da sua sede da Junta de Freguesia”.

A intervenção permitiu a criação de um passeio, o reforço do estacionamento da via e a criação de um parque de estacionamento, incrementando em 30 lugares a capacidade desta envolvente. Foi criado um espaço de permanência pedonal, com a capacidade de poder acolher as celebrações populares e espetáculos de palco.