Sidrama – Festival da Sidra e Bebidas de Pomar em Ponte de Lima – Avenida dos Plátanos

25 Agosto 2022

Abre amanhã, 26 de agosto, às 18 horas na Avenida dos Plátanos em Ponte de Lima, o 1.º Festival de sidras, a bebida milenar que é hoje uma das mais importantes tendências de mercado.

O evento é único e posicionará a Vila Mais Antiga de Portugal numa rede de interesse internacional de cidades, vilas e territórios da produção desta bebida milenar.
O consumo deste produto tem crescido sistematicamente, e Ponte de Lima tem um forte potencial de crescimento nesta categoria de bebidas. Apresenta-se como um elemento central de uma estratégia abrangente que tem os olhos postos no posicionamento e na visibilidade nacional e internacional a partir da criação do primeiro território nacional com um produto turístico do género, agregado a uma rede mundial de regiões sidreiras.

Com a presença de sidras nacionais de várias regiões, como Vale de Cambra, Carrazeda de Ansiães, Castelo Branco, Bombarral, Vila Real, e as famosas produções madeirenses com mais de 600 anos de história e uma IGP já ativa, juntam-se a novas propostas de empreendedores portugueses ainda em fase inicial, com destaque para a limiana Nua Cider, que utiliza as maçãs das quintas e quintais da região para produzir sidras e devolve o benefício da venda aos proprietários, para estes cuidarem e tratarem das macieiras.

Ao panorama nacional em franco crescimento, a organização junta sidreiros e produtores de Itália, Finlândia, Suécia, Áustria, Letónia, Catalunha, Astúrias, Cantábria, Galiza, e como país-região convidado desta edição, o País Basco.

A emblemática Avenida dos Plátanos será a passadeira para este desfile, onde não faltarão workshops e harmonizações ao vivo, colóquios e degustações comentadas na primeira pessoa pelos mais de 20 sidreiros presentes.

A música também combina com sidra, e atuarão bandas como Omiri, Tony Perry, Rosa Mimosa y sus Mariposas; os DJs e mestres do vinil Carlos Fontoura, Francisco Coelho, Rita Lumière, Mosca, Caio ou Mok Groove.

Com abertura oficial marcada para as 18 horas do dia 26, visite a Sidrama – Festival da Sidra e Bebidas do Pomar na Avenida dos Plátanos em Ponte de Lima até 28 de agosto, com mais de 100 sidras em prova. Sidras, música, comida & companhia.

Sexta-feira, 26 agosto: 17h - 1h
Sábado, 27 agosto: 13h - 1h