XIV Acampamento Natureza e Mundo Rural na Quinta de Pentieiros em Ponte de Lima

06 Junho 2022

Organizado pelo Serviço da Área Protegida, da Divisão de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Ponte de Lima, nos dias 04 e 05 de junho, decorreu na Quinta de Pentieiros, o “XIV Acampamento Natureza e Mundo Rural". Após dois anos de interregno devido à pandemia covid 19, aproximadamente 150 crianças do concelho de Ponte de Lima, voltaram na 14.ª edição deste acampamento.

Ao longo destes dois dias, crianças entre os 3 e os 10 anos, tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades em contacto com a Natureza e o Mundo Rural e de assinalar o “Dia Mundial do Ambiente” de forma muito divertida e pedagógica, num espaço único.

Ao longo do dia de sábado, as 10 equipas participantes, desfrutaram da visita à quinta, da piscina, prepararam a atuação da noite e dinamizaram ateliers relacionados com o tema do “Acampamento Romano”.

O ponto alto do dia,  a atividade “Fogo de Campo”, permitiu às famílias, ver o que as crianças fizeram ao longo do dia no seu atelier romano e assistir às atuações de todas as equipas, incluindo as equipas de monitores, com momentos de muita diversão. A dormida nas tendas é sempre um momento de grande azáfama e alegria, muitas destas crianças dormem pela primeira vez numa tenda e algumas, pela primeira vez fora de casa! Este foi um momento muito importante para estas crianças que no domingo acordaram cedo, muito cedo, mas muito felizes pela grande Aventura.

O dia 05 de junho foi dedicado ao Desporto Aventura em parceria com o Centro Aventura, passeio de póneis em parceria com a Ponny School e piscina.

Este ano, para além da equipa do Serviço Área Protegida, 6 professores e 4 auxiliares de várias instituições de ensino, participaram como monitores de equipa, o que denota o valor desta atividade, como referiu uma professora “quero ser lembrada pelos meus alunos como a professora na sala de aula mas também, a professora que viveu estas aventuras com os seus alunos”.

Os bombeiros e o Posto de GNR de Lanheses também estiveram presentes pelo que agradecemos a sua disponibilidade para apoiar esta atividade.

001_acampamento_natureza_e_mundo_rural
002_acampamento_natureza_e_mundo_rural