Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Ponte de Lima Convida 2022

Turismo
01 Junho 2022

Ponte de Lima, para além de ser um dos maiores polos gastronómicos de Portugal, é um dos destinos turísticos mais procurados da região Norte de Portugal.

Considerando a oferta turística que a Vila Mais Antiga de Portugal dispõe, a par da sua localização estratégica no epicentro da Euroregião Norte de Portugal - Galiza, a gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos de natureza, náuticos e equestres, o alojamento de qualidade, complementam uma oferta muito desejável, com identidade e qualidade.

Conhecida como a Vila Jardim, graças aos inúmeros parques e jardins que compõem de forma singular um quadro diversificado de espaços ajardinados, resultando numa combinação de plantas e cores nas varandas particulares e nos jardins públicos, o Município de Ponte de Lima complementa a oferta com a organização dinâmica de um conjunto de eventos de qualidade e relevância estratégica que atrai milhares de visitantes ao longo do ano.

A aposta nas inúmeras atividades desportivas equestres, reforça a tradição equestre existente na região.  

No total são 25 eventos de carácter cultural, musical e desportivo, a realizar entre maio e setembro, realizados em parceria com diversas instituições e com vista à promoção dos recursos endógenos, dos produtos e serviços, da cultura e das tradições do concelho de Ponte de Lima.

 

17º Festival Internacional dos Jardins – 27 de maio a 31 de outubro

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima une a criação artística à exposição de 12 jardins efémeros, renovados anualmente. Único em Portugal, é inovador na ideia, no conceito e no desenvolvimento, atraindo criadores de todo o mundo e contribuindo para uma melhor compreensão da arte dos jardins e revitalização dos espaços urbanos.

O Festival Internacional de Jardins já extravasou fronteiras, tendo sido distinguido em 2013 com o título Garden Tourism Awards, no "North American Garden Tourism Conference", em Toronto, Canadá, e em 2017 com a distinção "Europe for Festivals, Festivals for Europe" – EFFE Label 2017-2018.

 

EcoFesta da Família e da Natureza – 4 de junho

Organizada pelo Municipio de Ponte de Lima em parceria com a CAL – Comunidade Artística Limiana acontece no dia 4 de junho a EcoFesta da Família e da Natureza.

O Dia Mundial da Criança (1 de junho) e o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) servem de mote a este evento onde reinarão a diversão, o convívio, a pedagogia e a ecologia. Realiza-se entre os jardins do Arnado, Além da Ponte, e no cais da Garrida em Refoios do Lima, onde a magia acontecerá: concertos, leituras encenadas, ateliês, escalada, piquenique, entre muitas outras atividades ligadas ao desporto, à natureza e às artes.

 

XXX Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais – 10 a 12 de junho

Reconhecendo a importância do Vinho Verde como um dos produtos endógenos de excelência com grande expressão económica e social e enorme potencial de crescimento, a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais realiza-se há três decadas, procurando afirmar-se como um espaço de negócio aliado ao prazer.

A Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais tem crescido gradualmente, assumindo-se como uma marca gastronómica de dimensão nacional. Na Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, prove os nossos pratos tradicionais, saboreie um fresco vinho verde e deixe-se encantar por esta vila que lhe ficará para sempre na memória.

 

Concurso Regional de Dressage – 11 de junho

Os campeonatos Regionais de Ensino têm como objetivo a promoção e o desenvolvimento da disciplina de Ensino a nível regional e especificamente a sua promoção nos Centros Hípicos, escolas ou outros centros de formação de cada região.

Com um número de participantes cada vez maior, este Concurso Regional de Dressage visa, numa ótica de maior proximidade, a dinamização e promoção do desporto equestre.

 

Vaca das Cordas – 15 de junho

Secular tradição que remonta ao século XV, atrai milhares de visitantes de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, que invadem o centro histórico e o areal do rio Lima. Durante a noite, a animação da zona histórica é o foco de atenção dos mais novos que se divertem ao som da música, fazendo deste momento um elemento indissociável da tradicional comemoração da Vaca das Cordas.

 

Tapetes Floridos – 16 de junho

A tradição de ornamentar as ruas para a procissão do Corpo de Deus surge no início do século XVIII.

As ruas cobrem-se de tapetes floridos que refletem o empenho e a devoção dos moradores que, movidos pela fé, trabalham incansavelmente toda a noite, enchendo de cor e formosura as ruas que formam o itinerário da procissão.

Nesta tarefa participam cada vez mais entidades, que apoiam os moradores e comerciantes do Centro Histórico na elaboração dos tapetes no propósito de manter viva a tradição. Para dar forma e cor aos desenhos, os moldes são enchidos com serrim, flores e ramos de arbustos, transformando as ruas em verdadeiras obras de arte que deslumbram os olhares dos visitantes.

 

Cinema à beira rio – Mostra de cinema da Galiza – cinema ao ar livre – 17 e 18 de junho

O Municipio de Ponte de Lima promove, em junho, nos dias 17 e 18, um ciclo de cinema galego ao ar livre.

O evento realizar-se-á no Parque do Arnado, em plena zona arborizada, na margem direita do Rio Lima. Fundamentado nas proximidades linguísticas e geográficas e potenciado pela cooperação do Norte de Portugal com a região autónoma da Galiza. Esta iniciativa visa reforçar o intercâmbio cultural luso galaico, com a oferta do melhor cinema galego com legendas em Português.

 

Marchas Populares de S. João – 25 de junho

Organizada em parceria pela Associação Cultural e Recreativa dos Amigos da Correlhã, Sementes Anónimas – Associação Recreativa da Seara e pela Associação Desportiva Arcuense, de S. Pedro D´Arcos, esta ação tradicional conta com o apoio do Município de Ponte de Lima.

Percorrendo as ruas da vila, o desfile das Marchas de S. João é sempre marcado por muita animação e tradição.

 

3ª Edição Art'In Lima – Mostra de Arte Contemporânea - 3 de julho a 25 de setembro

A mostra de arte contemporânea Art'In Lima 2022 –  Os Elementos Naturais, é promovida pelo Município de Ponte de Lima. Recebeu cerca de 120 candidaturas e 230 obras, de artistas de várias nacionalidades: Alemanha, Brasil, Chile, Espanha, França, Inglaterra, Irão, Macedónia, Marrocos, Montenegro, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, República da Sérvia, Suíça, Turquia e USA.

As obras selecionadas serão expostas em diversos edifícios e locais históricos da vila de Ponte de Lima: Museu dos Terceiros, CIPVV, Capela das Pereiras e Torre da Cadeia Velha.

 

XIV Feira do Cavalo – 7 a 10 de julho

A Feira do Cavalo de Ponte de Lima foi criada com o objetivo de fortalecer a oferta da região a nível equestre, criando, assim, no norte do país, um entreposto comercial, cultural e desportivo de destaque, considerando que Ponte de Lima possui fortes recursos e potencialidades naturais.

Evento de referência no mundo equestre, conquistou relevância nacional e internacional.

A Feira do Cavalo oferece a oportunidade de assistir a inúmeras provas, destacando-se as competições oficiais que pontuam para os campeonatos nacionais e ranking internacional.

Premiada pelo Turismo de Portugal, esta iniciativa transforma Ponte de Lima num local de grande dinâmica desportiva, cultural e turística, tendo conquistado um lugar cimeiro ao nível dos grandes eventos equestres, promovendo a sua visibilidade.

 

12ª Edição do Festival Percursos da Música – 15 a 31 de julho

Conjunto de espetáculos de música clássica, erudita e contemporânea, realizados em locais de referência do Centro Histórico de Ponte de Lima e de Além da Ponte (Arcozelo), com a particularidade de todos os espetáculos se realizarem ao ar livre e serem gratuitos.

Para além da dinamização do Centro Histórico, pretende-se realçar enquadramentos arquitetónicos únicos sem recurso a equipamentos técnicos que descaracterizem o meio envolvente, abrindo portas para a fruição cultural de uma maneira descontraída e de muito agrado para residentes, turistas e visitantes.

 

XXVI Feira do Livro – 21 a 24 de julho

Iniciativa de longa tradição, a Feira do Livro deve a sua organização ao Município de Ponte de Lima e está a cargo da Biblioteca Municipal.

A par da venda de livros sobre temáticas diversas, a Feira do Livro apresenta inúmeras atividades, dirigidas a todos os públicos, nomeadamente: concertos, ateliês artísticos, apresentações de livros, sessões da Hora do Conto e de poesia.

 

Gala "O Mundo a Dançar" – 4 de agosto

É um espetáculo de ritmo, cor e alegria que representa uma verdadeira demonstração das tradições musicais de diversos países espalhados pelo mundo.

Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), o Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” possibilita uma extraordinária viagem planetária, mostrando a diversidade de tradições, costumes e culturas, sem precisar de sair do Largo de Camões em Ponte de Lima.

 

IV Jogos Equestres de Ponte de Lima – 11 a 14 de agosto

Trata-se de um evento equestre, apoiado num conceito inovador, em busca de mais uma marca de sucesso.

Durante uma semana, o recinto da Expolima será palco de um conjunto de provas, abrangendo diversas provas equestres. Para além das modalidades federadas, praticadas por profissionais da área, realizar-se-á um programa paralelo para os amantes deste desporto, possibilitando a sua participação ativa no evento.

 

XIV Feira dos Petiscos – 12 a 15 de agosto

Terra de grandes tradições gastronómicas e deliciosas iguarias, não poderia faltar na vila limiana uma feira dedicada aos seus petiscos. Este evento é organizado numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e os Grupos de Folclore do Concelho, a cargo dos quais está a animação da Feira dos Petiscos, ao som da típica concertina e do vira minhoto.

Neste evento os visitantes terão o prazer de degustar uma variedade de pratos e delícias tradicionais, confecionadas pelos Grupos Folclóricos do Concelho de Ponte de Lima.

 

III Loureiro de Ponte de Lima Convida – 12 a 14 de agosto

O “Loureiro de Ponte Lima ConVida”, é um evento enológico que visa preservar e divulgar a cultura da vinha.

Proporcionando uma imersão em vinhos provenientes da Sub-Região do Lima, mas também das regiões demarcadas do Vinho Verde, Dão, Porto e Douro, Trás-os-Montes, Bairrada, Lisboa, e Alentejo, este evento vínico conta com quase duas dezenas de produtores, e mais de 80 rótulos “à prova”.

Agindo em prol da promoção e valorização da casta Loureiro, o Município de Ponte de Lima visa, com o evento, potenciar o retorno económico para os agentes ligados ao setor, alargando-lhes horizontes, de copo em mão, até 14 de agosto.

 

Rainha das Vindimas de Ponte de Lima – 13 de agosto

Em colaboração com a Associação Empresarial de Ponte de Lima e a Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, o Município de Ponte de Lima promove mais uma edição da Rainha das Vindimas. Evento que tem como objetivo valorizar e divulgar as tradições, os usos e costumes do concelho relacionados com a cultura da vinha e a produção do vinho, que desde sempre estiveram ligados à história do concelho de Ponte de Lima.

A candidata selecionada pelo júri, nomeado para o efeito, representará Ponte de Lima no Concurso Nacional da Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho - AMPV, cuja gala terá lugar em setembro, na cidade de Pinhel.

Gala da Eleição da Rainha das Vindimas de Ponte de Lima, a 13 de agosto, às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima.

 

RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima – 19 a 21 / 25 a 28 de agosto

A Associação Cultural “Unhas do Diabo”, em parceria com o Município de Ponte de Lima levará a cabo organização da IVª edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima.

A presente edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima manterá as três grandes linhas mestras de ação: a realização de espetáculos de teatro de rua por companhias de teatro profissionais oriundas das mais diversas partes de Portugal; alargar o âmbito da organização do evento a uma maior envolvência de outras Associações, Grupos e Instituições locais e a animação das ruas do centro histórico através da realização de performances de rua das mais variadas artes.

 

I Sidrama – Feira da Sidra – 26 a 28 de agosto

Organizado pelo Municipio de Ponte de Lima, trata-se de um festival de sidra e frutas de pomar. O evento é único e posicionará esta Vila secular numa rede de interesse internacional de cidades, vilas e territórios da produção desta bebida milenar. O consumo deste produto tem crescido sistematicamente, e Ponte de Lima tem um forte potencial de crescimento nesta categoria de bebidas.

 

Parque da Vila ComVida – 3 de setembro

Numa organização conjunta do Municipio de Ponte de Lima, da CAL – Comunidade Artística Lima e do MAR – Movimento Artístico Refoiense, o Parque da Vila ComVida visa promover a cultura hip-hop, que envolve outras formas de arte, como a dança, graffiti e beatbox, com referência para a vertente desportiva. O evento apresentará ainda um street market para venda de artigos em 2ª mão.

 

Feiras Novas "A Romaria de Noite e de Dia" –  7 a 12 de setembro

As Feiras Novas são uma referência nacional, atraindo todos os anos, milhares de visitantes vindos de todo o país para esta grande festa.

As Feiras Novas irradiam a alegria e espontaneidade do povo. Por toda a vila, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore e a gastronomia transformam estas festas num acontecimento singular e inesquecível, na romaria que é considerada o “maior congresso ao vivo da cultura em Portugal”.

As Feiras Novas são uma festa de todos e para todos, adequada para todas as idades. E, sem dúvida, há que afirmar que, quem se atreve a experimentar, gosta e volta!

 

Lourear a Pevide à Moda de Ponte de Lima – 23 de setembro a 23 de outubro

“Laurear a pevide” - passear, estar sem fazer nada, sem preocupações. A expressão tem duas variantes “larear a pevide” e “laurear a pevide”. 

Larear é o mesmo que andar ao laré, ou seja, “vadiar”, “não fazer nada”. Pevide significa “nada”.

Quanto a laurear, trata-se de uma variante de larear. Se adicionarmos à forma original um bom copo de vinho loureiro e duas de treta numa esplanada na vila mais antiga de Portugal, resulta no mais divertido evento de vinho.

 

Campeonato do Mundo de Maratonas - Canoagem – 26 de setembro a 2 de outubro

Ponte de Lima vai acolher o campeonato do Mundo de Maratonas de Canoagem. O potencial existente em termos de condições naturais, com o rio Lima, e o investimento do Município na criação de infraestruturas e equipamentos de apoio, aliadas à vasta experiência de Ponte de Lima no acolhimento e organização de eventos de grande dimensão, fazem desta vila o cenário preferido para mais um evento desportivo internacional.

 

Rota das Romarias a Cavalo em Ponte de Lima

Encerra-se este calendário com tradição, história e o património de Ponte de Lima, através do itinerário das Romarias a cavalo pelos seguintes Santuários:

2 julho - Nosso Senhor do Socorro, na Labruja; 

3 julho - Senhora do Minho, na Serra d’Arga;

17 julho - Santa Justa, em S. Pedro d’Arcos;

24 julho - São Cristóvão, em Freixo;

31 julho - Senhora da Boa Morte, na Correlhã;

10 agosto - S. Lourenço, em Gondufe;

18 setembro - São Cipriano, na Facha.

 

Brochura Ponte de Lima ConVida 2022

Voltar
 
- <