Biblioteca Sustentável na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos

27 Janeiro 2022

No Dia Mundial da Educação Ambiental, que se assinalou no dia 26 de janeiro, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos inaugurou uma Biblioteca Sustentável na Quinta de Pentieiros.

A Biblioteca Sustentável, na medida em que incentiva à reutilização de bens, surge como resposta aos desafios colocados pelos utentes das unidades de alojamento da Quinta de Pentieiros, entre os quais se incluem peregrinos do Caminho de Santiago, associados à criação de um espaço onde fosse permitido trocar publicações que já não tendo interesse para os seus detentores possam ter interesse para outros leitores.

Assim, a Biblioteca Sustentável, dando resposta a esta solicitação, permite ainda, fomentar o gosto pela leitura, permitir um contacto mais duradouro com o mundo rural, tão bem enaltecido pela Quinta de Pentieiros e transmitir muitas das problemáticas associadas às questões ambientais.

Associado à Biblioteca Sustentável encontram-se ainda retratados vários contos, em determinados pontos do percurso pedagógico da Quinta de Pentieiros, que apelam à esperança, ao espírito de entreajuda, ao respeito pelo próximo e pelo ambiente em geral, entre outros.

O Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Eng.º Gonçalo Rodrigues destacou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Área de Paisagem Protegida no âmbito da Educação Ambiental, num trabalho permanente de sensibilização com a comunidade escolar concelhia. Os resultados deste trabalho são notórios no nível de sensibilização da comunidade limiana para as problemáticas ambientais e também do mundo rural e será mantido no tempo, uma vez que só assim será possível ter cidadãos preparados para enfrentar os enormes desafios que se colocam em termos de desenvolvimento sustentável do território e das condições de vida da sua população.

Neste dia Mundial da Educação Ambiental a comunidade escolar marcou presença, com cerca de 100 alunos a desfrutaram deste novo serviço. Cada aluno trouxe um livro e levou uma publicação da Área de Paisagem Protegida.

Participaram nesta iniciativa alunos e professores dos Centros Educativos das Lagoas, Feitosa e da Facha.

biblioteca_sustentavel_quinta_pentieiros_1
biblioteca_sustentavel_quinta_pentieiros_2