Ponte de Lima lidera redução do desemprego na região Norte

03 Janeiro 2022

Ponte de Lima apresentou a taxa de desemprego mais baixa do distrito de Viana do Castelo no mês de Novembro de 2021, com 3,46 pontos percentuais, representando uma descida de 14,94% em relação ao mês de Outubro. Já no relatório trimestral da CCDR-Norte, Ponte de Lima é o concelho que regista a maior descida do número de desempregados no último trimestre de 2021 em toda a região Norte.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o concelho de Ponte de Lima tinha, no mês de Novembro, uma população ativa de 18780 pessoas, representando uma taxa de atividade de 51,09%.

Com um total de 649 inscritos no Centro de Emprego, menos 114 do que em Outubro de 2021, Ponte de Lima apresenta, assim, com 3,46%, a taxa de desemprego mais baixa do distrito de Viana do Castelo. Segundo o IEFP, a taxa de desemprego do Minho-Lima é de 4,68%, estando a taxa média em 5,18%.

Também a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte, no relatório "Norte Conjuntura", destacou Ponte de Lima no último trimestre de 2021, considerando o concelho como o que teve a maior descida de desemprego entre os 86 concelhos da região Norte. De acordo com os dados revelados no documento, Ponte de Lima reduziu o número de desempregados em 26,9 por cento, face ao período homólogo do ano de 2020, registando, assim, a maior redução percentual na região Norte.