Município de Ponte de Lima promove exposição de tributo a Carlos de Passos

14 Dezembro 2021

O Município de Ponte de Lima vai homenagear Carlos de Passos com uma exposição biobibliográfica, patente ao público de 20 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022, na Biblioteca Municipal.

Intitulada Carlos de Passos: legado de uma vida, a exposição pretende dar a conhecer a vida e a obra desta uma notável figura que manteve uma forte ligação a Ponte de Lima e uma verdadeira amizade às gentes da Ribeira Lima.

Passava grandes temporadas na sua casa solarenga e setecentista, conhecida como a “Casa da Cruz da Pedra”, que herdou de seu pai, situada na freguesia de Sá e exerceu com afinco o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Esta afinidade a Ponte de Lima foi ainda ressaltada pela doação de dois mil livros à Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, que pertenciam à sua biblioteca privada, aquando da sua morte e pelos estudos efetuados e publicados sobre arqueologia, etnografia e arquitetura das igrejas e capelas existentes na região limiana.

A mostra biobibliográfica de tributo congregará 10 painéis que divulgarão a vida e obra do autor e confirmarão a investigação árdua, cultura invulgar e os traços de personalidade deste singular vulto.

Associe-se à homenagem a Carlos de Passos e venha celebrar o legado de um intelectual e investigador dedicado à história, à etnografia e à arte.

Esperamos por si!