Autarquia
01 Julho 2021

O Município de Ponte de Lima deliberou, em reunião de Câmara, garantir a atribuição de um novo subsídio extraordinário, no valor de 10.000 € à Associação Humanitária dos Bombeiros voluntários de Ponte de Lima, e em simultâneo, a subvenção de 50% do valor necessário para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente (EIP).

As EIP são equipas de bombeiros profissionais para o cumprimento de missões da Proteção Civil. Os bombeiros que integram estas equipas são caracterizados pela elevada especialização, com conhecimentos em valências diferenciadas, para atuarem em diferentes cenários tendo em conta as missões previstas, assegurando o socorro e a emergência na área do respetivo concelho.

A implementação e o funcionamento das EIP passa pela congregação de esforços entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros. Neste sentido, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Câmara Municipal de Ponte de Lima comparticipam em partes iguais os custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP, bem como dos demais encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho.

Considerando o apoio à proteção civil parte integrante do seu quadro de atribuições e competências, o Município de Ponte de Lima deliberou, em simultâneo, reforçar as verbas transferidas à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, através da concessão de um subsídio extraordinário no montante de 10 mil euros, com vista a reforçar a sua operacionalidade na prossecução dos interesses da população.