Município de Ponte de Lima Homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas por ocasião da assinatura do Protocolo para a Criação do Museu Português da Canoagem

Desporto
25 Junho 2021

O Município de Ponte de Lima homenageou o Canoísta Fernando Pimenta, e o Treinador Hélio Lucas, assinalando a conquista da 100ª medalha internacional, em véspera de Jogos Olímpicos.

A homenagem ao atleta e ao treinador, ambos naturais de Ponte de Lima, decorreu por ocasião da assinatura do Protocolo para a criação do Museu Português da Canoagem, entre a Câmara Municipal, o Clube Náutico de Ponte de Lima (CNPL), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e a Federação Portuguesa de Canoagem (FPS).

Este novo equipamento, que se trata do primeiro do género em Portugal e na Europa, vai ser construído junto ao Clube Náutico de Ponte de Lima, e contará com um espaço próprio para divulgação da carreira desportiva de Fernando Pimenta.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, a autarquia considerou “oportuno homenagear” o atleta “na véspera de uma competição tão importante como são os Jogos Olímpicos”, para “lhe dar estímulo e força adicional, para além da que ele tem, e é muita, para que essa prova possa decorrer da melhor forma”.

Segundo o autarca, “Fernando Pimenta é um grande embaixador de Ponte de Lima, de Portugal” e “é hoje um dos nossos maiores atletas”. Rumo a Tóquio2020 “Vai com Portugal no coração, mas vai também com Ponte de Lima”, referiu o Edil limiano, acrescentando que “apesar de hoje representar um clube de âmbito nacional e internacional, que é o Sport Lisboa e Benfica, nunca se esqueceu nem do Clube Náutico de Ponte de Lima que o formou, que o ajudou a ser o atleta e o homem que é, nem nunca se esqueceu, nem se esquece onde nasceu e onde tem a sua residência. Para nós é muito gratificante”.

A autarquia ofereceu assim ao atleta e ao seu treinador, uma escultura em prata e zinco puro, de um artesão de Ponte de Lima. A obra retrata uma canoa e o número 100, numa alusão às medalhas internacionais já conquistadas pelo atleta. Marco centenário já ultrapassado em maio, altura em que o canoísta português conquistou a 104.ª medalha internacional, de bronze na prova de K1 5.000 nos Europeus.

Na sua intervenção o autarca terminou, agradecendo o trabalho que Fernando Pimenta e Hélio Lucas “têm feito pela canoagem em Ponte de Lima e no país”, desejando que se constitua “uma referência” para todos jovens.

001_homenagem_fernando_pimenta_helio_lucas
002_homenagem_fernando_pimenta_helio_lucas