Executivo Municipal de Ponte de Lima Inaugurou Obra de Recuperação e Beneficiação da Antiga Escola Primária de Santa Comba – Centro Cultural de Santa Comba, no valor de 75.000€

Autarquia
25 Junho 2021

No âmbito de estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação do edificado público, o Executivo Municipal inaugurou no passado dia 18 de junho, a intervenção de recuperação e beneficiação da Antiga Escola Primaria de Santa.

A obra de recuperação e beneficiação deste edifício vai permitir que este espaço se transforme no Centro Cultural de Santa Comba.

O edifício mantém as características da sua traça tradicional do pós 25 de Abril, organiza-se de acordo com a estrutura espacial existente, com duas entradas e respetivos halls, duas salas, três wc e uma copa, mantendo o sistema porticado em betão armado, com lajes aligeiradas. As redes de distribuição de águas, águas pluviais e saneamento, foram reabilitadas e executadas de acordo com os respetivos projetos de especialidade. As redes elétrica e de telecomunicações serão parcialmente novas nos espaços intervencionados, executadas de acordo com os respetivos projetos de especialidade.

A renovação abrangeu ainda a envolvente exterior do edifício, com novas pinturas e reabilitação das caixilharias de madeira. O alpendre foi ampliado, através de uma estrutura leve em tubulares metálicos e uma cobertura em painel sandwich, e passará a albergar os transportes públicos da freguesia.

Victor Cunha, Presidente da Junta de freguesia de Santa Comba, considerou que "a reabilitação deste edifício é o transformar o passado no futuro, sendo um magnífico espaço que irá proporcionar aos nossos jovens um ponto de encontro, e que irá marcar o passado e o presente".

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes sublinhou que este "é um dia importante para Santa Comba. Este é um pequeno grande investimento de 75 000€ do orçamento municipal e que terá retorno a favor dos nossos concidadãos".

O autarca recordou a importância deste edifício "é importante conhecermos a história das nossas freguesias, é um edifício de memória de Santa Comba e que agora vai ser readaptado às necessidades atuais, um espaço disponível para as Associações locais".

O futuro Centro Cultural de Santa Comba vai acolher diversas atividades desde teatro, ballet, concertinas e todas as outras associações da freguesia.

inauguracao_centro_cultural_santa_comba_1
inauguracao_centro_cultural_santa_comba_2