Ministro da Educação em Ponte de Lima para Homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas e Assinatura do Protocolo para Criação do Museu Português da Canoagem

Desporto
16 Junho 2021

Depois de anunciar, em janeiro deste ano, a intenção de construir de raiz o primeiro museu dedicado à canoagem em Portugal e na Europa, o Município de Ponte de Lima, parte, no próximo dia 19 de junho, para assinatura do protocolo que dá aso a este projeto de referência a nível internacional.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, estará presente na cerimónia de assinatura do protocolo a celebrar entre o Município de Ponte de Lima, o Clube Náutico de Ponte de Lima (CNPL), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e a Federação Portuguesa de Canoagem.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, este não se trata de um museu com modelo tradicional, que se circunscreva apenas ao espólio, mas sim de “um espaço dinâmico, interativo, com função pedagógica do desporto, do turismo náutico e dos ecossistemas ligados a estas atividades, nomeadamente o rio Lima.”

Considerando a importância da proteção e valorização do património e da história da canoagem em Portugal, e a sua promoção, nas mais diversas vertentes, mostra-se fundamental criar referências locais e nacionais, de forma a proteger, e divulgar os mesmos, através de um projeto expositivo até à data inexistente em Portugal.

Neste sentido, e enquanto a maior referência da modalidade em Portugal, o canoísta limiano "Fernando Pimenta terá um espaço próprio neste museu", revelou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

O Município de Ponte de Lima conduz, em simultâneo, uma homenagem a Fernando Pimenta e ao treinador Hélio Lucas pela obtenção da 100ª medalha internacional.