Oficinas de Verão na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D’Arcos

10 Julho 2019

Na Quinta Pedagógica de Pentieiros, em Ponte de Lima, combate-se o "déficit de natureza".

Lembrando miúdos e graúdos da conexão intrínseca que possuem com o meio-ambiente, através de Oficinas de Verão, atenuam-se os efeitos prejudiciais da desconexão com a Terra.

Ao ritmo do flow-learning desenvolvem-se diversas atividades, iniciando com recolhas de plantas aromáticas e medicinais, no Campo de Aromáticas da Quinta de Pentieiros e colheitas de frutos no espaço.

Os animais são alimentados, e depois de caças ao tesouro, experimentam-se as piscinas deste espaço.

São 16 as Oficinas de Verão, subordinadas aos temas “Mundo Rural”, “Desporto e Cultura”, “Natureza e Ciência” e “Desporto Aventura e Natureza”. Lotadas com antecedência, estas mostram, sob a orientação dos técnicos da quinta pedagógica, como a empatia pela biodiversidade é fundamental para o futuro da vida na Terra.

Estas são oportunidades únicas para que as crianças partam à descoberta da natureza, e de si próprias, durante as férias.

Faça chuva ou faça sol, nestas oficinas promovidas pelo Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, estimula-se de forma lúdica, mas também pedagógica, a aquisição de competências que vão desde o espírito de equipa, ao respeito pela biodiversidade, e pelo outro.

Destinadas a crianças dos 5 aos 12 anos, as oficinas de Verão registam anualmente elevados números de adesão, e a edição de 2019 não foi exceção, superando as melhores das expectativas.

As primeiras três oficinas já decorreram e os participantes mostraram-se rendidos à dinâmica do espaço rural, que se vai prolongar durante os meses de julho e agosto.

oficinaverao19_1a5jul_1_1_1024_1000
oficinaverao19_1a5jul_8_1_1366_728