Serralves em Ponte de Lima com Exposição Temporária “A Minha Casa é a Tua Casa” | Villa Moraes e Torre da Cadeia Velha até 29 de Setembro

01 Julho 2019

O Palacete Villa Moraes e a Torre de Cadeia Velha são os edifícios que recebem a exposição temporária A Minha Casa é a Tua Casa: Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves”.

A inauguração oficial realizou-se no dia 25 de junho pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, na presença da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Serralves, Dra. Ana Pinho e do Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Philippe Vergne.

Esta iniciativa cultural surge na sequência de um protocolo entre o Município de Ponte de Lima e a Fundação de Serralves, pelo qual o Município acedeu ao Estatuto de Fundador de Serralves estabelecendo uma cooperação duradoura entre ambas as instituições.

Organizada pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, esta mostra itinerante, traz a Ponte de Lima obras que se encontram à guarda daquela reputada instituição cultural do nosso país. Segundo a curadora da exposição, Paula Fernandes, “os artistas e as obras nela apresentados colocam o doméstico no centro das suas preocupações, propondo diferentes interpretações daquilo que se entende por casa.” As casas imaginadas por artistas serão temporariamente a nossa casa.

A Presidente do Conselho de Administração da Fundação Serralves, Dra. Ana Pinho, confirmou “a importância das várias parcerias que Serralves tem efetuado com autarquias e outras entidades, uma mais-valia para mostrar a arte contemporânea (..) mostrar o que é feito pelos nossos artistas contemporâneos, sendo esta parceria com Ponte de Lima um exemplo, pela forma como acolhem o projeto Serralves”, disse Ana Pinho Presidente do Conselho de Administração da Fundação Serralves.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, revelou que “para nós é um orgulho integrarmos esta Fundação, que é hoje um exemplo a nível nacional e internacional”. O autarca ressalvou ainda que “foi graças ao apoio dos mecenas que apresentamos esta exposição itinerante em dois edifícios emblemáticos da Vila de Ponte de Lima”, considerando que “fazemos uma aposta forte na cultura, pois acreditamos que a sustentabilidade de um território tem que estar ligado à Cultura”.

A exposição temporária A Minha Casa é a Tua Casa: Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves”, estará patente até ao dia 29 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h30-13h00/14h00-17h30, no Palacete da Villa Moraes e na Torre da Cadeia Velha, com entrada livre.

a_minha_casa_e_a_tua_casa_002
a_minha_casa_e_a_tua_casa_003