Acordo de Gestão entre o Município de Ponte de Lima e as Infraestruturas de Portugal torna possível a intervenção na Via do Foral da D. Teresa (EN 203)

Sociedade
23 Janeiro 2019

A Via do Foral Velho de D.ª Teresa (EN 203) continua a ser uma das principais preocupações do Município no que diz respeito à segurança rodoviária no concelho. A via em causa, da jurisdição da Infraestruturas de Portugal, consiste num dos principais acessos à Vila de Ponte de Lima, integrando uma malha urbana plenamente consolidada, onde se localizam diversos espaços e equipamentos públicos educativos e desportivos, bem como, estabelecimentos de comércio e de serviços. A EN 203 apresenta-se por isso e neste contexto totalmente descaracterizada, sendo a questão da segurança rodoviária uma preocupação desde há muito invocada pelo Município.

Perante este facto e numa atitude proactiva relativamente a esta matéria, a Câmara Municipal em reunião realizada no passado dia 14 de janeiro, deliberou submeter à Assembleia Municipal de Ponte de Lima a aprovação do Acordo de Gestão com as Infraestruturas de Portugal (IP) para a melhoria das condições de circulação e segurança na EN203, o que permitirá ao Município avançar com a intervenção, enquanto dono da obra, sendo a mesma financiada em cerca de 400.00,00 € pela IP.

O projeto em causa prevê o tratamento de travessia urbana, incluindo reordenamento de acessos e reformulação de interseções, através nomeadamente da construção de duas rotundas de forma a reduzir a velocidade de circulação automóvel promovendo-se, de uma forma articulada com intervenção já adjudicada pelo Município relativa às ciclovias e vias pedonais da envolvente urbana, uma maior segurança para o peão.

São promovidas, através de ambos os projetos, as condições de sustentabilidade ambiental, de fluidez de tráfego e segurança da circulação, esperando-se que estas medidas possam efetivamente permitir uma redução dos registos de sinistralidade verificados nesta via.