Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o Centro Paroquial e Social da Facha

Ação SocialAutarquia
Protocolo centro paroquial social facha banner 1 1024 1000
10 Janeiro 2019

O Município de Ponte de Lima e o Centro Paroquial e Social da Facha assinaram na passada sexta-feira um protocolo de cooperação. O protocolo foi assinado pelo Eng.º Victor Manuel Alves Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e pelo Presidente da Direção do CPS da Facha, Padre António Paulo da Silva Gomes.

A finalidade deste projeto visa assegurar o transporte de utentes em cadeiras de rodas, através da comparticipação de uma carrinha de nove lugares e respetiva transformação, no valor de 45.000€. A Câmara Municipal de Ponte de Lima atribuiu uma comparticipação financeira de 25.000€.

Em declarações, o Presidente da Câmara Eng.º Victor Mendes realçou que foi “uma cerimónia simples, mas muito simbólica, pois fazemos questão que seja feita nas instituições, sendo uma oportunidade para reconhecer o trabalho de cada instituição”, deixando uma palavra de estímulo, de apoio, a estas instituições que são essenciais para a qualidade de vida dos seus cidadãos. O autarca referiu ainda que foi cumprido mais um objetivo a que se propuseram, no âmbito dos apoios sociais que promove a inclusão social, o enraizamento das populações e o envelhecimento ativo, reconhecendo que “a Administração Central não contribui de forma suficiente para o trabalho destas instituições”.

O Presidente da Direção do Centro Paroquial e Social da Facha, Padre António Paulo da Silva Gomes disse que “graças ao Município de Ponte de Lima foi possível adquirir esta carrinha que é essencial para a instituição.” Para além de agradecer o apoio do Município solicitou outra colaboração “para a concretização de um lar residencial, a requalificação do parque infantil e uma cobertura na parte exterior deste edifício”.

O Centro Paroquial e Social da Facha está a laborar há 4 anos, e presta serviços de apoio domiciliário a 30 utentes. Este serviço consiste no fornecimento e apoio nas refeições; prestação de cuidado de higiene e conforto pessoal; tratamento de roupa; higiene habitacional; atividades de animação, socialização, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade; acompanhamento e transporte para cuidados médicos; realização de pequenas reparações/modificações no domicílio; apoio psicossocial; sensibilização dos familiares e cuidadoras informais para a prestação de cuidados aos utentes e administração da medicação prescrita. O Centro tem ainda um centro de dia frequentado por 14 utentes, onde realizam atividades socioculturais, lúdio-recreativas, de motricidade e de estimulação cognitiva; alimentação; administração de medicação prescrita; articulação com os serviços locais de saúde; cuidados de higiene pessoal e de imagem e transporte. Existe também uma creche com 33 crianças.

Protocolo centro paroquial social facha 1 1 1366 728
Protocolo centro paroquial social facha 2 1 1366 728
Protocolo centro paroquial social facha 3 1 1366 728
Protocolo centro paroquial social facha 4 1 1366 728
Protocolo centro paroquial social facha 5 1 1366 728