Julien Argüelles e Orquestra de Jazz de Espinho | Um dos melhores saxofonistas contemporâneos no palco do Teatro Diogo Bernardes | 20 de outubro – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes

17 Outubro 2018

O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta no próximo sábado, dia 20 de outubro, às 22h00, uma das duas únicas oportunidades de assistir ao concerto “A Northern Wind”, que junta Julian Argüelles (saxofone) e a Orquestra de Jazz de Espinho, com direcção musical de Daniel Dias e de Paulo Perfeito, uma vez que este espectáculo apenas poderá ser apreciado em Ponte de Lima e em Espinho, oportunidades únicas para apreciar um dos melhores saxofonistas contemporâneos.

O que tem em comum as orquestras de Kenny Wheeler, Django Bates e Carla Bley? Para alem de terem deixado uma marca indelével na história do jazz moderno, todas elas contaram com a sonoridade marcante do saxofonista britânico Julian Argüelles. No entanto, as competências de Julian vão muito para além de ser virtuoso como instrumentista e improvisador e no concerto com a Orquestra de Jazz de Espinho iremos escutar algumas das obras que o consagram como um dos mais notáveis compositores de jazz contemporâneos.

Julian Argüelles nasceu em Birmingham, em 1966, e aos 18 anos mudou-se para Londres, onde foi rapidamente reconhecido como um músico criativo e original. Aos 20 anos integrou a prestigiada banda inglesa Loose Tubes. Tocou em gravações e digressões por todo o mundo com músicos de renome internacional como Hermeto Pascoal, Dave Holland, Django Bates, John Scofield, Kenny Wheeler, John Abercrombie, Bill Frisell e John Taylor. Lidera os seus próprios grupos e gravou mais de uma dezena de discos como líder. Estas gravações e as suas composições conquistaram variados prémios prestigiantes. Em 2004, Julian Argüelles mudou-se para a Escócia e em 2012 ganhou o prémio de Melhor Instrumentista nos Scottish Jazz Awards.

De acordo com o Jazz Composers Forum, “a música de Julian Arguëlles é uma autêntica digressão pelos estilos e texturas mais diversos, partindo do jazz e incorporando frequentemente elementos da música pop e de dança ou das músicas do mundo. A sofisticação é o traço mais distintivo das suas composições, marcadas não só pelo lirismo como também pelas mais inesperadas inflexões melódicas. Tornou-se uma das figuras-chave do jazz britânico das últimas décadas, tanto no formato de pequena banda como em orquestras, ou ainda em gravações a solo em que cria paisagens sonoras inusitadas com sobreposições de variados instrumentos de sopro.

Vem de longe a ligação de Julian Argüelles aos grandes ensembles. A enorme originalidade e forte personalidade de Julian Argüelles enquanto compositor tem sido pretexto para encomendas de outros agrupamentos como a NDR Big Band (Hamburgo), o Apollo Saxophone Quartet, o Fontanella Recorder Consort e a Scottish National Jazz Orchestra.

O primeiro trabalho discográfico do saxofonista surgiu em 1990, em quarteto, e foi um sinal importante de que se estava perante um músico de excepção, mais não fosse por contar com o pianista consagrado John Taylor. Desde cedo, também, passou a ser presença assídua nos palcos do nosso país, participando no primeiro disco a solo de Mário Laginha, em 1994, e colaborando com este de forma recorrente. A partir de 1995, e durante três anos consecutivos, todos os CDs de Argüelles foram eleitos “CD do Ano” pela publicação Independent On Sunday.

Julian Argüelles procura manter uma actividade intensa como professor: ensina na Royal Academy of Music e no Trinity College of Music, em Londres e no Royal Northern College of Music, em Manchester. O seu Octeto é Ensemble em Residência na Universidade de York.

Com a sua música, Julian Arguëlles procura essencialmente transmitir emoções, seja através de música complexa ou simples, brilhante ou obscura, cumprindo sempre a tradição do jazz, que se traduz pela procura incessante da inovação.”

Bilhetes (6,00€) e mais informações podem ser obtidos pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.