Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Celebrada Geminação entre Ponte de Lima e a Cidade do Rio de Janeiro

Autarquia
Geminacao pontedelima riodejaneiro 1 1024 1000
11 Outubro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, marcou presença na sessão de Geminação entre o Município de Ponte de Lima e a cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Palácio Pedro Ernesto.

O autarca limiano considera que este intercâmbio de cooperação entre Ponte de Lima e o Rio de Janeiro “reveste-se de grande importância e simbolismo, face às relações de amizade e cooperação entre Portugal e o Brasil.”

Por sua vez, o vereador carioca e autor da proposta de geminação, Paulo Pinheiro, sustenta que “a geminação entre a cidade maravilhosa e Ponte de Lima é uma forma de promover uma maior conexão entre os dois países.

Desta forma perspectiva-se um maior desenvolvimento de programas de cooperação e intercâmbio nas áreas cultural, turística, económica e de património histórico entre ambas, perspetivando-se um movimento de modernidade, renovação e empreendimento.

As relações de intercâmbio e cooperação num mundo globalizado decorrem de vários níveis, permitindo uma maior diversidade cultural, entre outros valores fundamentais para os crescimentos das nações e das nossas regiões.”

Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, foi agraciado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, em de agosto de 2016, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a maior homenagem que o Município do Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Esta comenda recebeu este nome em reconhecimento pelo trabalho do Presidente da Câmara Pedro Ernesto, e por isso a sua figura encontra-se estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto oferecido ao autarca Limiano.