Município de Ponte de lima apresenta Livro 'Galinhas de Portugal' | Feiras Novas – 1.º Concurso de Galinhas de Raça Autóctones em Ponte de Lima

18 Setembro 2018

Integrado num conjunto de publicações que visam, divulgar, preservar e valorizar o património de valor inestimável, que são as raças autóctones da região, o Município de Ponte de Lima, a Associação Concelhia das Feiras Novas e a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosa, apresentaram o livro “Galinhas de Portugal”.

O livro de natureza científica, da autoria de Virgínia Ribeiro e de Nuno Brito, pretende, nas palavras do autor, alcançar um equilíbrio entre os tópicos que se pretendem promover, nomeadamente o da gastronomia, sublinhando a noção de que “ o mundo rural é perpetuado com livros deste género”.

O livro que surge no sentido de alertar para a necessidade da preservação e importância das raças autóctones, é, nas palavras de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal, mais uma promessa cumprida. “Este é o contributo do Município para a preservação das raças autóctones, (…) temos a consciência de que as autarquias têm papel fundamental neste esforço, assim como com as Associações, Escolas e Ministério da Agricultura, de dar o seu contributo na valorização do mundo rural.”

Fazendo referência às Feiras Novas, o autarca destacou ainda o facto de “esta romaria [ser] única por manter uma ligação tão forte às raças autóctones”

Considerando que o livro se constitui “contributo fundamental no setor gastronómico tradicional”, uma vez que a gastronomia típica é “confecionada com produtos endógenos”, Victor Mendes reforçou a necessidade de “preservar e produzir estas quatro raças autóctones”, mostrando-se curioso quanto ao desfile integrado no Primeiro Concurso de Galinhas de Portugal, a decorrer já amanhã.

apresentacao_1
apresentacao_2