Geminação do Município de Ponte de Lima com a cidade do Rio de Janeiro

06 Setembro 2018

A geminação entre o Município de Ponte de Lima e a cidade do Rio de Janeiro foi aprovada por unanimidade pelo Executivo de Ponte de Lima.

Este intercâmbio de cooperação entre Ponte de Lima e o Rio de Janeiro reveste-se de grande importância e simbolismo, face às relações de amizade e cooperação entre os autarcas de ambas as localidades.

Neste contexto, este acordo de geminação a celebrar entre Ponte de Lima e a cidade irmã do Rio de Janeiro, visa o desenvolvimento de programas de cooperação e intercâmbio nas áreas cultural, turística, económica e de património histórico entre ambas, perspetivando-se um movimento de modernidade, renovação e empreendimento.

As relações de intercâmbio e cooperação num mundo globalizado decorrem de vários níveis, permitindo uma maior diversidade cultural, entre outros valores fundamentais para os crescimentos das nações e das nossas regiões.

Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, foi agraciado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, em agosto de 2016, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A homenagem foi uma iniciativa do Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Jorge Filipe, e do Vereador Paulo Pinheiro.

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a maior homenagem que o Município do Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Esta comenda recebeu este nome em reconhecimento pelo trabalho do Presidente da Câmara Pedro Ernesto, e por isso a sua figura encontra-se estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto oferecido ao autarca Limiano.