Município de Ponte de Lima recebe Certificado da Qualidade – Transição para a nova norma da Qualidade ISO 9001:2015

Modernização Administrativa
03 Setembro 2018

O Município de Ponte de Lima alcançou a certificação do sistema de gestão da qualidade dos serviços municipais de acordo com a norma ISO 9001:2015.

Esta certificação advém de uma conclusão do processo de transição do sistema de gestão da qualidade implementado para o novo referencial normativo da NP EN ISO 9001:2015, atestado pelo organismo certificador, a APCER – Associação Portuguesa de Certificação, passando agora os serviços do Município a estarem certificados por esta norma.

A entrega formal do Certificado da Qualidade pela APCER, aconteceu no dia 30 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelo Presidente do Conselho de Administração da APCER, António Pêgo, que elogiou e reforçou o esforço do Município de Ponte de Lima para a modernização da administração autárquica através da gestão da qualidade dos serviços prestados aos munícipes, como um “exemplo para outras autarquias, pela visão estratégica que revelou ao decidir realizar este investimento.”

O Presidente do Conselho de Administração da APCER, considerou ainda que “o serviço público, no interesse e em benefício das populações, exige a adoção clara de uma estratégia virada para a qualidade, apoiada na competência técnica das equipas, na melhoria contínua dos serviços, mas também na consolidação dos esforços, de todos e de cada um.”

No âmbito da certificação incluem-se as atividades desenvolvidas no Gabinete de atendimento ao Munícipe e na Tesouraria, Gestão dos Aprovisionamentos, Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Equipamentos e Infraestruturas, Arquivo Municipal e Biblioteca Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, reconheceu que se atingiu “mais um objetivo a que nos propusemos, a Certificação, que se traduz na qualidade da administração pública”. O autarca salientou que “esta Certificação é para nós uma honra e é o corolário de um trabalho de meses, que os nossos funcionários cumpriram de forma empenhada e dedicada.” (..) A “Modernização Administrativa é um fator de atratividade dos nossos territórios,” sustentou ainda o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

Este certificado é válido pelo período de três anos, ou seja, até 2021, sendo sujeito a auditorias anuais de acompanhamento, para verificar o cumprimento das regras associadas ao sistema implementado.

A extensão da certificação a outros serviços vai continuar, tendo a autarquia como objetivo a sua certificação integral.

Certificado-Qualidade-AGO2018_1
Certificado-Qualidade-AGO2018_2