Município de Ponte de Lima distribui apoio financeiro de 210 mil euros por 74 associações locais

Autarquia
20 Agosto 2018

Considerando que compete aos Municípios apoiar pelos meios adequados atividades de interesse municipal, de natureza cultural, social e recreativa, o Município de Ponte de Lima assume o papel dinamizador das associações locais através da atribuição de subsídios de apoio à sua atividade.

Foi neste contexto, que na última terça-feira, o Executivo Municipal procedeu à assinatura de Protocolos de Cooperação e Termos de Aceitação dos referidos subsídios, com cada uma das associações.

«Este apoio financeiro constitui certamente uma alavanca fundamental para o desenvolvimento das atividades das nossas associações», explicou Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, acrescentando que «compete também à sociedade civil alavancar a esta ajuda».

«O envelope financeiro na ordem dos 210 mil euros do orçamento municipal a ser distribuído por 74 associações é sensivelmente o mesmo que no ano passado”, referiu Victor Mendes. O autarca acredita que o valor assumirá um “enorme retorno em favor da qualidade de vida dos nossos concidadãos”.

O edil considera que «naturalmente é obrigação do Município apoiar essas mesmas instituições dentro de um conjunto de critérios que têm sido estabelecidos, e procuram ser o mais justos e equitativo possível». O Executivo Municipal mostra-se “sempre disponível, para dentro dessas normas, proceder a ajustamentos que (…) possam ir de encontro às necessidades das nossas associações.»

Este é «um estímulo para no futuro podermos continuar a trabalhar em prol da qualidade de vida dos nossos concidadãos», disse Victor Mendes, na cerimónia cujo «objetivo [foi] o de aproveitar as circunstâncias para que se estabeleça, contactos e parcerias entre associações», promovendo a cooperação através de uma política de diálogo e concertação entre os vários intervenientes, de forma a manter o associativismo como um espaço de afirmação na comunidade.

Este é o “testemunhar do nosso reconhecimento e gratidão pelo trabalho que é efetuado pelas várias dezenas de associações, (…) um trabalho de cidadania que nos deixa a todos cheios de orgulho», finalizou o presidente.

AceitacaoProtocolos2018
AceitacaoProtocolos2018_2