Ponte de Lima e La Mancomunidade O Salnés celebram Protocolo de Colaboração

Autarquia
13 Abril 2018

Considerando a proximidade de Ponte de Lima à Galiza e dando seguimento a um conjunto de dinâmicas que se tem implementado entre ambas, o Município de Ponte de Lima e a LA MANCOMUNIDAD DEL SALNÉS celebraram um protocolo de colaboração, cujo objetivo é a dinamização do setor Turístico e Económico.

A localização estratégica de Ponte de Lima no epicentro da Euroregião Norte de Portugal - Galiza, a gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos náuticos, de natureza e equestres, o alojamento de qualidade, o comércio tradicional, complementam uma oferta muito apetecível, com identidade e qualidade, que os turistas e os operadores turísticos tanto procuram.

Ponte de Lima, a Vila Mais Antiga de Portugal, pauta-se por ser um destino de referência a nível nacional e internacional, com atributos históricos, culturais e naturais de qualidade ímpar. Como destino gastronómico, náutico, equestre, de natureza e cultural, são várias as razões que fazem de Ponte de Lima um destino de eleição.

Por sua vez, a Comarca do Salnés, nas Rías Baixas, é a principal região turística da Galiza, sendo composta por nove Concelhos (Cambados, A Ilha de Arousa, O Grove, Meaño, Meis, Ribadumia, Sanxenxo, Vilagarcía de Arousa e Vilanova de Arousa).

Localizada nas Rias Baixas é um destino turístico consolidado, que atrai visitantes pelo seu clima e pela variedade de paisagens. Com uma grande riqueza de recursos patrimoniais, oferece vinhos e uma gastronomia reconhecida internacionalmente pela sua qualidade.

Partindo destes pressupostos, e ao abrigo deste Protoloco de Colaboração entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e LA MANCOMUNIDAD DEL SALNÉS, é constituída uma comissão de acompanhamento que visa a promoção conjunta da atividade turística, nomeadamente o turismo de natureza, turismo náutico, turismo equestre, patrimonial, histórico e enogastronómico.

A celebração do protocolo de colaboração decorreu na Expo O Salnés em Cambados, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes e do Presidente de LA MANCOMUNIDAD DEL SALNÉS, D. Gonçalo Durán Hermida, e do Alcaide da Comarca de Sanxenxo.

Ambos destacaram a mais-valia desta parceria, “que visa materializar a proximidade que temos vindo a implementar entre Ponte de Lima e os concelhos que integram a LA MANCOMUNIDAD DEL SALNÉS”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes. O autarca reforçou ainda a importância a nível turístico que Ponte de Lima possui, sendo “a 3ª vila mais visitada a nível nacional, (..) desta forma, queremos dar o nosso contributo para trazer mais visitantes desta região da Galiza.”

D. Gonçalo Durán Hermida, reforçou a mais-valia da proximidade e do Caminho Português de Santiago, (..) “através dos quais podemos promover mutuamente as potencialidades turísticas de ambas, nomeadamente a Cultura, a Gastronomia, os Vinhos.”

Neste sentido, o presente protocolo visa a elaboração de um plano de atuação para 2017/2018 numa parceria entre o setor público e privado; bem como a partilha de conhecimentos, inovações e desenvolvimentos que possam resultar em ferramentas de otimização ou melhoria dos processos existentes, prevendo-se ainda a dinamização de campanhas publicitárias nos meios de comunicação e nas redes sociais; a realização de Fam Trips e Press Trips e a divulgação do Caminho Português de Santiago e a Variante Espiritual.