Feira 100% Agrolimiano Potencia os Produtos Endógenos - Ponte de Lima recebeu milhares de visitantes

CulturaEconomia
22 Fevereiro 2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, foi o principal objetivo da III Feira 100% Agrolimiano, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavilhão de Feiras e Exposições.

Considerando que “esta é uma das áreas que mais se tem desenvolvido no concelho, ao longo dos últimos anos”, revelou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, a aposta neste certame enquadra-se na seleção e potencialização de um conjunto de atributos específicos do nosso concelho, cujo reconhecimento permite definir as vantagens competitivas sustentáveis e baseadas em recursos endógenos e únicos.

Destinada ao público em geral e aos profissionais do setor, a Feira 100% Agrolimiano afirma-se como um meio de desenvolvimento que incentiva e dinamiza a economia local, sendo ainda um catalisador de potenciais investidores que queiram instalar os seus negócios em Ponte de Lima.
A Feira 100% Agrolimiano contou com o apoio das várias Instituições do concelho ligadas ao setor primário, assim como de produtores, expositores e empresários, os quais apresentaram uma mostra de excelência do mundo rural, com venda e exposição de Vinho Loureiro e Vinhão, Enchidos e Fumados, Leite, Carne de Raças Autóctones, Cavalos, Fruta, Sidra, Mel, Cogumelos, Cunicultura e outros produtos 100% limianos.

A realização do 8º Concurso de Raça Holstein Frísia do Alto Minho, numa parceria entre o Município de Ponte de Lima, a Coopalima – Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, contou com o apoio da Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia, da Associação de Apoio à Bovinicultura do Norte e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, marcou a atração do evento, que recebeu milhares de visitantes. Os bovinos de Raça Frísia com grande expressividade nesta região, são um elemento chave no desenvolvimento do setor primário do concelho.

Realce ainda para os primeiros Agrojogos Limianos organizados pela Associação de Estudantes da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, com o apoio da Escola de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Os primeiros Agrojogos Limianos realizaram várias provas de perícia relacionadas com a Agricultura em geral, e por equipas da Escola Profissional de Ponte de Lima e pela Escola Profissional de Fermil Celorico de Basto.

Classificações dos 3 primeiros lugares:
1º Lugar: Equipa do José Abreu, Agostinho, André e Carlos Dias
2º Lugar: Equipa do Pedro Sousa, José Batista, Pedro Rosa e Rafael Parente
3º Lugar: Equipa da Escola Profissional de Fermil Celorico de Basto

Confira os resultados das provas do 8º Concurso de Raça Holstein Frísia do Alto Minho:
O Concurso de Raça Holstein Frísia do Alto Minho começou no sábado com a classificação dos animais jovens: (cont.)

- Vitela Campeã
1º Lugar – Soc Agro–Pec Vilas Boas & Pereira Lda. – Poiares – Ponte de Lima
- Novilha Campeã
1º Lugar – Encanto Natural – Agro-Pecuária Lda. – Poiares – Ponte de Lima
- Melhor Criador
1º Lugar – Soc Agro–Pec Vilas Boas & Pereira Lda. – Poiares – Ponte de Lima

No domingo, dia 18, foram classificadas as melhores vacas a concurso, com destaque para os seguintes prémios:
- Melhor Ubere
1º Lugar - Encanto Natural – Agro-Pecuária Lda. – Poiares – Ponte de Lima
- Vaca Grande Campeã de Ponte de Lima
1º Lugar – Encanto Natural – Agro-Pecuária Lda. – Poiares – Ponte de Lima

As atividades equestres, a exposição de animais, concluíram um programa que enalteceu o melhor de Ponte de Lima, reforçando a promoção do concelho.