Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço trouxe até Ponte de Lima “Ignite Astro, O Universo em contrarrelógio”

Sociedade
14 Novembro 2017

A conferência que se enquadra numa digressão inédita a nível nacional, reuniu 8 cientistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço no Auditório Municipal, no passado sábado, 11 de novembro.

A sessão que contou com a presença do Vereador da Educação e Desenvolvimento Rural do Município de Ponte de Lima, Dr. Paulo Sousa, permitiu uma viagem do sistema solar às estrelas, e das galáxias aos confins do Universo, bem como a exposição de temas atuais da investigação em ciências do espaço, que cada cientista está a desenvolver, nomeadamente, sobre sol, deteção de exoplanetas e energia escura.

Os cientistas apresentaram a sua investigação em apenas cinco minutos cada, recorrendo à sequência de 20 slides, que avançavam automaticamente de 15 em 15 segundos, permitindo momentos de espetáculo e entretenimento, ao mesmo tempo que partilhavam o seu conhecimento.

De realçar que a sessão foi precedida de um encontro informal entre os investigadores e jovens das escolas de Ponte de Lima promovido pelo Serviço de Área Protegida do Município de Ponte de Lima.

ignite_astro_pontedelima_2
ignite_astro_pontedelima_3