Milhares de pessoas visitaram a Feira do Cavalo de Ponte de Lima

30 Junho 2010

Milhares de pessoas visitaram nos últimos quatro dias a Feira do Cavalo de Ponte de Lima, evento equestre que reuniu cerca de 500 cavalos, entre os quais 400 participaram nas competições oficiais da Feira.

Milhares de pessoas visitaram nos últimos quatro dias a , evento equestre que reuniu cerca de 500 cavalos, entre os quais 400 participaram nas competições oficiais da Feira.

A aposta na promoção do Cavalo e do hipismo em toda a região é um dos grandes objetivos da Feira do Cavalo, certame que eleva Ponte de Lima e Portugal no circuito mundial equestre, transformando-se em simultâneo num motor de desenvolvimento social e económico, valorizando as potencialidades turísticas e ambientais do Concelho e de toda a região.

Muito participada, desde a primeira edição, por Criadores de Cavalos, com a presença das melhores Coudelarias nacionais e algumas estrangeiras com destaque para os Criadores do Cavalo Lusitano, esta reforçou a promoção ao Garrano que tem na região a maior expressão da sua distribuição geográfica e conta com um número crescente de amantes e criadores.

Desta feita, o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo que está coordenar a candidatura do a Património Nacional, em parceria com a Comissão organizadora da Feira do Cavalo de Ponte de Lima apresentou os sete embaixadores da Candidatura do Garrano a Património Nacional. A recuperação da raça Garrana tem como pilares fundamentais preservar, melhorar e divulgar. A salvaguarda do património genético e cultural, nos seus ecossistemas de montanha, consubstancia-se em projetos de desenvolvimento rural integrado, particularmente através de estratégias ambientais e turísticas de elevada qualidade e altamente diferenciadoras.

No plano desportivo a Feira superou as expectativas com a presença dos melhores cavaleiros nacionais em diversas modalidades, com destaque para o Concurso Nacional de Dressage. De salientar, que de todos os concursos realizados este ano, este foi o mais participado e com elevado nível de qualidade, sendo de realçar que os conjuntos portugueses apurados para o Campeonato da Europa competiram na Feira do Cavalo de Ponte de Lima.

O público vibrou ainda com o torneio das 4 nações em Horseball, tendo a seleção Francesa reafirmado o título de Campeã do Torneio, Portugal o segundo lugar, Espanha em terceiro e o quarto lugar para a Bélgica.

No encerramento da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, a organização da mesma, está já a ser contactada para a edição 2011, especialmente por criadores estrangeiros, comprovando-se desta forma a sua internacionalização.

Milhares de pessoas visitaram a Feira do Cavalo de Ponte de Lima