Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais

22 Junho 2010

Na comemoração do seu vigésimo aniversário, a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais teve uma verdadeira viragem de rumo marcada por uma reestruturação na orgânica do certame, numa realização do Município de Ponte de Lima...

Na comemoração do seu vigésimo aniversário, a e teve uma verdadeira viragem de rumo marcada por uma reestruturação na orgânica do certame, numa realização do Município de Ponte de Lima em parceria com a e a .

Passando a celebrar-se na zona interior da Expolima, a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais teve lugar de 18 a 20 de junho e apresentou, paralelamente, a . Este evento pretendeu reunir dois produtos importantes da nossa agricultura, o vinho verde e as raças bovinas autóctones, com o objetivo de promover a sua grande qualidade não só em termos nacionais, mas também além fronteiras.

Contando com uma ampla programação cultural, o programa incluiu a apresentação de duas provas equestres, nomeadamente um concurso combinado de Atrelagem e a Final do Campeonato Nacional de Horseball, consagrando em Ponte de Lima a equipa Mike Davis campeã nacional, com 30 pontos, e o Horseball Club Colégio Vasco da Gama em 2º lugar, com 18 pontos, tendo ficado em 3º lugar a Quinta de Santo António, com 16 pontos na classificação.

O novo formato da Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais incluiu animação noturna, um dos pontos altos do evento foi a atuação do grupo musical portuense "Os Azeitonas", que trouxe a Ponte de Lima temas do seu 2º álbum e mais recente disco "Rádio Alegria". Os espetáculos apresentados no âmbito do Festival de Folclore promoveram o ambiente festivo, contagiando o público com as sonoridades tradicionais que se propagaram um pouco por todo o lado durante os três dias.

O concurso de vinhos, promovido pela Escola Superior Agrária, foi um êxito assinalável, de tal forma que confirmou a sua oficialização já para o próximo ano. O vencedor na categoria de Loureiros foi a Casa de Senra, na categoria de Vinhão a medalha de ouro foi atribuída à Casa de Aguião, e finalmente nos Vinhos Verdes Brancos o vencedor foi a Casa de Vilacetinho.

A Festa do e Produtos Regionais celebrou 20 anos de existência com um enorme sucesso, confirmado não só pelo interesse crescente de produtores, como também pela grande afluência de público, que este ano registou cerca de 50 mil visitantes, o que desde logo motiva a organização a continuar a apostar num certame que é já uma referência e um marco incontestável de dinamização para a economia local.

Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais