Teatro de Fantoches na Biblioteca Municipal

18 Junho 2010
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove um serviço cultural e educativo e desenvolve um conjunto de ações, eventos e atividades, com a finalidade de promover a literacia, incentivando o gosto pela leitura junto das crianças e fomentando...

A de Ponte de Lima promove um serviço cultural e educativo e desenvolve um conjunto de ações, eventos e atividades, com a finalidade de promover a literacia, incentivando o gosto pela leitura junto das crianças e fomentando o seu hábito nos adultos.

No sentido de estimular as crianças para uma nova forma de ouvir histórias, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima iniciou no ano letivo 2009/2010 um novo projeto intitulado "Criar e Recriar através de fantoches", fomentando a sua curiosidade e imaginação como fator de desenvolvimento individual.

Direcionado para um público infantil, pretende-se com esta atividade elaborar fantoches e com eles inventar ou recriar histórias, valorizando práticas pedagógicas que estimulem o prazer de ler nas crianças e criar saberes através de uma metodologia essencialmente lúdica.

Através de uma animação centrada nos fantoches, esta atividade da Área Projeto desenvolvida pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima procurou intervir no plano cultural e educativo e desenvolver múltiplas capacidades, designadamente a imaginação, a expressão oral, a expressão escrita, o espírito crítico, a criatividade e a expressão corporal, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da fantasia, da imaginação e da liberdade de expressão.

"Criar e Recriar através de Fantoches" desenvolveu-se durante todo o ano através de diversas etapas, das quais se destaca a criação e recriação de histórias, a criação de desenhos e figurinos, a criação dos fantoches, a criação de cenários e a dramatização, encerrando com a apresentação final do Teatro de Fantoches que decorreu esta semana na Biblioteca Municipal.

Teatro de Fantoches na Biblioteca Municipal