20ª Edição da Festa do Vinho Verde e a 1ª Exposição Nacional de Bovinos Autóctones

16 Junho 2010

A Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima celebra este ano o seu vigésimo aniversário. Considerada como um marco incontestável para a economia regional e tendo em conta o sucesso alcançado ao longo dos últimos vinte anos...

A e dos de Ponte de Lima celebra este ano o seu vigésimo aniversário. Considerada como um marco incontestável para a economia regional e tendo em conta o sucesso alcançado ao longo dos últimos vinte anos, esta vigésima edição apresenta uma nova dinâmica.

Numa organização conjunta entre o Município, E e a de Ponte de Lima, a edição 2010 da Festa do Vinho Verde promove a e as .
Sendo Ponte de Lima, um Concelho com forte tradição na realização de feiras e mercados ligados à comercialização de animais vivos, nomeadamente de raças autóctones, este evento apresenta-se como uma mais valia para promover e divulgar as raças minhotas.

Com a colaboração da - Associação de Bovinos de Raça Minhota, Coopalima - Cooperativa dos Agricultores do Vale do Lima e a CAP-Confederação dos Agricultores de Portugal, esta 1ª Feira e Exposição Nacional de Bovinos Autóctones e as 1ª Jornadas Técnicas de Raças de Bovinos Autóctones, vão contar com a presença de Associações de criadores de bovinos de raças autóctones de todo o país, incluindo a região autónoma dos Açores. Quanto às 1ªas jornadas Técnicas de Raças de Bovinos Autóctones, dirigem-se especialmente aos criadores, estudantes e técnicos. Pretendem ser o ponto de encontro de criadores e técnicos do sector, bem como um momento de reflexão e debate acerca do mesmo. Os Secretários técnicos de cada raça terão a oportunidade de apresentar as características de cada uma, assim como as especificidades e programas de melhoramento.

A presente edição da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais e a 1ª Feira e Exposição Nacional de Bovinos Autóctones e as 1ª Jornadas Técnicas de Raças de Bovinos Autóctones, realiza-se no recinto exterior da Expolima, uma área polivalente que vai albergar os expositores nas casetas/bungalows.

A nível de programação cultural e musical, incluiu a apresentação de duas provas equestres, nomeadamente um concurso Combinado de Atrelagem e a Final do Campeonato Nacional de . A gala de abertura da Festa está marcada para a noite de Sexta-feira, dia 18, com o grupo musical portuense "", que trará seguramente a Ponte de Lima temas do seu 2º álbum e mais recente disco "Rádio Alegria". As restantes noites do certame serão também animadas pelo Festival de Folclore que contemplará as sonoridades mais tradicionais junto dos visitantes.

A Festa do Vinho Verde reserva ainda outra novidade: a implementação do copo oficial dos Eventos Terra.

Servido bem fresco e em copo especial, o Vinho Verde será apreciado de uma forma original, sendo esta uma excelente estratégia de promoção da sua qualidade.