Apresentação 'A Procissão de Cinzas em Ponte de Lima'

15 Junho 2010
Realizou-se no passado dia 12 de junho na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, a apresentação e lançamento do opúsculo da autoria de António Dantas Barbosa, intitulado "A Procissão de Cinzas em Ponte de Lima (Séculos XVII - XIX)".
Realizou-se no passado dia 12 de junho na de Ponte de Lima, a apresentação e lançamento do opúsculo da autoria de António Dantas Barbosa, intitulado "A Procissão de Cinzas em Ponte de Lima (Séculos XVII - XIX)".

A obra estuda uma das várias festas religiosas realizadas em Ponte de Lima no Período Moderno, (sécs. XVII-XIX). Organizada pela Ordem Terceira de São Francisco de Ponte de Lima, esta festividade de carácter religioso, tal como outras, provocava assim uma rutura no ritmo monótono do dia a dia, permitindo às pessoas momentos de sociabilidade, de manifestações de fé e emoções.

A cerimónia de apresentação desta obra esteve a cargo do próprio autor, tendo contado com a presença do Vereador da Educação e Cultura do Município de Ponte de Lima, Franclim Sousa, que louvou o autor pela iniciativa e pelo interesse em estudar a história de Ponte de Lima.

Durante a cerimónia, o Vereador da Educação e Cultura, manifestou o seu pesar pela perda de um grande e ilustre autor Minhoto, o poeta e escritor António Manuel Couto Viana, pelo seu constante trabalho em prol da Cultura Portuguesa e de toda a região do Alto Minho.