Toponímia de Ponte de Lima

12 Janeiro 2001

BAPTISTA, António José; FERNANDES, A. de Almeida - Toponímia de Ponte de Lima. Ponte de Lima: Câmara Municipal de Ponte de Lima, 2001. ISBN 972-98467-5-8.
Contém: 1º v.: Levantamento toponímico. - 305, [3] p., 1 mapa desdobr. - 2º v.: Estudo Toponímico / A. de Almeida Fernandes. - 291, [2] p.

• Preço: €59,86 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Sinopse

António José Baptista apresenta-nos, neste primeiro volume, o fruto de uma aturada investigação iniciada pelo autor em 1980 e, que nas palavras de João Gomes de Abreu, «pacientemente recolheu as designações em uso e em desuso de localidades, de arruamentos, das inúmeras parcelas que resultam do complexo retalhamento fundiário do nosso concelho, percorrendo, anos a fio, as cinquenta e uma freguesias que o compõe». Trabalho recolha que faz a distinção entre a macrotoponímia e a microtoponímia, separando os topónimos de área de cultivo dos de área de monte, inclui também referência às capelas das freguesias que, não raras vezes, deram origem ao aparecimento de novos topónimos. O segundo volume, «Estudo Toponímico, da autoria do consagrado investigador Dr. Armando de Almeida Fernandes, é uma compilação ordenada de todos aqueles topónimos, com a valiosa interpretação da etimologia e da sua evolução semântica». Obra indispensável para «satisfazer a curiosidade e reforçar o apego ao seu património cultural; disciplinar a utilização dos topónimos e refrear a imaginação dos neólogos; contribuir com informação segura para o progresso do conhecimento, nomeadamente no auxílio de historiadores e geógrafos». Mapa - Toponímia Urbana de Ponte de Lima 39,8 x 69.